By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias)
Os cossacos são um povo nativo da região dos estepes no leste Europeu e que ficaram conhecidos por sua bravura, força e habilidades militares, especialmente a cavalaria, e possuem participação histórica em diversas batalhas pelo domínio da região que hoje compreende a Ucrânia.
“Hoje estamos simbolizando os cossacos daquela época em tempos mais modernos. Montamos um acampamento e buscamos fazer réplicas, usando um material bem rústico, tentando aproximar o máximo possível”, comenta Boiko. O presidente da Irmandade dos Cossacos ressalta que Prudentópolis é o único lugar no mundo que preserva a tradição da Vigília do Santo Sudário, que representa o Cristo morto na Sexta-Feira Santa. “Espiritualmente, os cossacos representam os guardas (romanos) que vigiavam o Santo Sepulcro”, compara, pois o costume trata, na verdade, de uma apropriação cultural feita há muitos séculos pelo povo ucraniano.
Curiosamente, como alguns integrantes da Irmandade dos Cossacos ainda são muito jovens, são imberbes, ou seja, sem barba. É costume entre os cossacos cultivar barbas e bigodes, como símbolo da virilidade atribuída aos guerreiros.A organização da Irmandade é praticamente restrita aos eventos ligados às vésperas da Páscoa, durante a Semana Santa. Durante o resto do ano, é menos expressiva. “Para participar, assim como na época dos cossacos, basta uma coisa: crer em Cristo”, explica Boiko. Continuar lendo.
Ouça aqui a entrevista com Marcos Boiko.
Confira as fotos:
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.