segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Professora de Turvo morre durante lipoaspiração em Guarapuava



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rede Sul de Noticias Imagem: Divulgação

Uma professora de Turvo morreu durante um procedimento de lipoaspiração em um clinica de Guarapuava nessa sexta feira (19).
De acordo com amigos, a professora Dorotéia Zai Potulski, 40, conhecida como Téia Zai, teve complicações durante a aplicação da anestesia.
A professora lecionava nos colégios Cristo Rei e Mahatma Gandhi, em Guarapuava. O sepultamento aconteceu na tarde deste sábado, após velório na Capela Mortuária Municipal.

Na sexta feira (19), durante a tarde, a professora  Dorotéia Zai Potulski,  a Téia Zai, entrou  na sala de cirurgia para fazer lipoaspiração. Porém, durante  a procedimento anestésico a paciente sofreu  uma hipertemia maligna, uma síndrome de origem genética, onde os indivíduos susceptíveis, quando expostos a determinados anestésicos, especialmente inalatórios,  desenvolvem um quadro hipermetabólico que pode levar ao óbito. A professora morreu aos 40 anos de idade.
De acordo com a Clínica Specialité, onde aconteceu o procedimento, o que aconteceu com a paciente é uma reação que pode acontecer a cada 10 mil anestesias e que não te como prever antecipadamente. “Como o nosso equipamento é igual ao de hospital  percebemos rápido e tomamos em menos de 15 minutos tomamos todas as providências  necessárias e transferimos a paciente para a UTI do São Vicente”, disse a clínica à Rede Sul de Notícias.
De acordo com a Specialité, para auxiliar, foi contatada a Escola Paulista de Medicina que possui um telefone para esses casos.  Segundo a clínica, a paciente ficou estável na UTI até após a meia noite quando começou sofrendo três paradas cardíacas revertidas e faleceu à 2h40 da manhã de sábado (21). “O diagnóstico, o tratamento e a transferência foram tão rápidos que seria o mesmo que a paciente estivesse em um grande centro. Porém,  para a reação  do organismo da  paciente a síndrome foi fatal”.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.