By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Gazeta do Povo – Imagem: Divulgação
A última rodada do Campeonato Paranaense, com todos os jogos marcados para as 16 horas de domingo (9), definirá os oito times classificados para o mata-mata e os quatro que vão ao Torneio da Morte – quadrangular que definirá dois rebaixados.
Coritiba e Maringá estão matematicamente classificados. As chances de Atlético, Paraná e J. Malucelli ficarem de fora são matematicamente desprezíveis. Os cinco lutam para terminar na melhor posição possível.
Prudentópolis, Rio Branco, Londrina e Cianorte dependem apenas de si para ficar entre os oito enquanto o Operário precisa de uma combinação de resultados e o Arapongas de um milagre para fugir do Torneio da Morte. Nele, o lanterna Toledo espera outros três companheiros.
Veja o que pode acontecer com cada time na última rodada:
Coritiba (1º colocado, 18 pontos, 5 vitórias, 4 gols de saldo)
*classificado
Adversário: Londrina, fora de casa
Melhor posição possível: 1º lugar
Garante a ponta em caso de vitória. Se empatar, precisa que o Maringá não vença o Rio Branco. Caso perca, torce por tropeço do Maringá, empate no clássico entre Paraná e Atlético e que o J. Malucelli não vença o Operário. Prudentópolis e Rio Branco também têm chances matemáticas de terminar em primeiro, mas precisam vencer seus jogos e tirar uma grande diferença no saldo de gols em relação ao Coxa. O Prude tem -2 e o Leão -3.
Pior posição possível: 5º lugar
Se perder e tudo mais der errado, seria ultrapassado por Maringá ou Rio Branco, Atlético ou Paraná, J. Malucelli e Prudentópolis.
Maringá (2º colocado, 16 pontos, 5 vitórias, 4 gols de saldo)
*classificado
Adversário: Rio Branco, fora de casa
Melhor posição possível: 1º lugar
Garante a liderança da primeira fase caso vença e o Coritiba não ganhe do Londrina.
Pior posição possível: 6º lugar
Se perder, será ultrapassado pelo Rio Branco. Também perderia posições caso haja um vencedor no clássico entre Paraná e Atlético, se o J. Malucelli vencer o Operário e o Prudentópolis bater o Cianorte.
Atlético (3º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 6 gols de saldo)
**99,9% classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezível
Adversário: Paraná, fora de casa
Melhor posição possível: 1º lugar
Fica em primeiro caso vença o clássico, o Coritiba perca para o Londrina e o Maringá não vença. Também precisaria torcer para que o J. Malucelli não goleie o Operário e tire a diferença de quatro gols no saldo.
Pior posição possível: 8º lugar
Em caso de derrota no clássico, seria ultrapassado pelo Paraná. Ainda correria o risco de perder posições para J. Malucelli, Prudentópolis ou Cianorte, Rio Branco e Londrina.
Paraná (4º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 4 gols de saldo)
**99,9%classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezível
Adversário: Atlético, em casa
Melhor posição possível: 1º lugar
Fica em primeiro caso vença o clássico, o Coritiba perca para o Londrina e o Maringá não vença. Também precisaria torcer para que o J. Malucelli não goleie o Operário e tire a diferença de dois gols no saldo.
Pior posição possível: 8º lugar
Em caso de derrota no clássico, correria o risco de perder posições para J. Malucelli, Prudentópolis ou Cianorte, Rio Branco e Londrina.
J. Malucelli (5º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 2 gols de saldo)
**99,9%classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezível
Adversário: Operário, fora de casa
Melhor posição possível: 1º lugar
Para ser o melhor da primeira fase, além de vencer o seu jogo precisaria de derrota do Coritiba, que o Maringá não vença e de um empate entre Paraná e Atlético. Se houver um vencedor no clássico, teria de golear e tirar a diferença no saldo de gols – atualmente é de dois para o Tricolor e quatro para o Rubro-Negro.
Pior posição possível: 8º lugar
Em caso de derrota, correria o risco de perder posições para Prudentópolis ou Cianorte, Rio Branco e Londrina.
Prudentópolis (6º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, -2 gols de saldo)
Adversário: Cianorte, em casa
Melhor posição possível: 1º lugar
Chances mínimas. Precisa vencer, torcer por derrota do líder Coritiba e tirar uma diferença de seis gols no saldo (4 x -2). Ainda necessita que o Maringá não vença o Rio Branco e de um empate entre Paraná e Atlético. Se houver um vencedor no clássico, teria de golear e tirar a diferença no saldo de gols – atualmente é de seis para o Tricolor e oito para o Rubro-Negro. Por fim, o J. Malucelli também não poderia ganhar. Ou também há a chance de confrontá-lo no saldo de gols (atualmente 2 x -2).
Pior posição possível: 9º lugar
Iria para o Torneio da Morte se perder para o adversário direto Cianorte, o Rio Branco ao menos empatar e o Londrina ganhar. Precisa de ao menos um empate para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.
Rio Branco (7º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, -3 gols de saldo)
Adversário: Maringá, em casa
Melhor posição possível: 1º lugar
Chances irrisórias. Precisa vencer, torcer por derrota do líder Coritiba e tirar uma diferença de seis gols no saldo (4 x -3). Ainda necessita de um empate entre Paraná e Atlético. Se houver um vencedor no clássico, teria de golear e tirar a diferença no saldo de gols – atualmente é de sete para o Tricolor e nove para o Rubro-Negro. Por fim, J. Malucelli e Prudentópolis também não poderia ganhar. Ou também há a chance de confrontá-los no saldo de gols (atualmente 2 x -3 e -2 x -3, respectivamente).
Pior posição possível: 9º lugar
Vai para o Torneio da Morte se perder, Londrina e Cianorte ganharem e ficar em desvantagem em relação ao Prudentópolis no saldo de gols (atualmente -3 x -2). Precisa de ao menos um empate para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.
Londrina (8º colocado, 13 pontos, 3 vitórias, 2 gols de saldo)
Adversário: Coritiba, em casa
Melhor posição possível: 3º lugar
Tem de vencer, torcer por empate entre Paraná e Atlético e tirar a diferença para ambos no saldo (atualmente 2 x 4 e 2 x 6, respectivamente). Além disso, J. Malucelli e Prudentópólis não podem ganhar. Caso o Cianorte vença o Prude, ainda precisa ficar de olho no saldo do adversário (hoje leva vantagem de 2 x 0).
Pior posição possível: 11º lugar
A chance de Torneio da Morte é real. Em caso de derrota, perde posições se o Cianorte ao menos empatar, o Operário ganhar e o Arapongas vencer e tirar uma larga diferença no saldo de gols (atualmente 2 x -6 favorável ao Londrina). Se empatar, é ultrapassado em caso de vitórias de Cianorte e Operário. Precisa ganhar para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.
Cianorte (9º colocado, 13 pontos, 0 gol de saldo)
Adversário: Prudentópolis, fora de casa
Melhor posição possível: 3º lugar
Tem de vencer, torcer por empate entre Paraná e Atlético e tirar a diferença para ambos no saldo (atualmente 0 x 4 e 0 x 6, respectivamente). Além disso, J. Malucelli e Rio Branco não podem ganhar. Em caso de empate do primeiro, precisaria tirar a diferença no saldo (0 x 2). Caso o Londrina vença, ainda teria de superar o adversário no saldo (hoje também 0 x 2).
Pior posição possível: 11º lugar
Para escapar do Torneio da Morte, precisa ganhar do adversário direto Prudentópolis. Pode até avançar empatando, desde que o Londrina perca e o Operário não vença. Em caso de derrota, só deixa de ir ao Torneio da Morte se o Tubarão perder por uma diferença que o faça perder a vantagem no saldo e o Operário não ganhar. Ainda pode ser ultrapassado pelo Arapongas, caso esse adversário ganhe e tire a diferença no saldo (0 x -6).
Operário (10º colocado, 12 pontos, 2 vitórias, 0 gol de saldo)
Adversário: J. Malucelli, em casa
Melhor posição possível: 8º lugar
O Rei dos Empates está em situação crítica. Para acabar em oitavo, precisa ganhar e torcer para que Londrina e Cianorte não vençam.
Pior posição possível: 11º lugar
Além de ir ao Torneio da Morte, perdendo ou empatando perderá mais uma posição se o Arapongas ganhar na rodada.
Arapongas (11º colocado, 10 pontos, 2 vitórias, -6 gols de saldo)
Adversário: Toledo, fora de casa
Melhor posição possível: 8º lugar
Apenas aguarda a confirmação do Torneio da Morte. Para ficar em oitavo precisa ganhar, torcer por derrotas de Londrina e Cianorte, além de tirar a larga diferença para ambos no saldo (-6 x 2 e -6 x 0, respectivamente), e por fim, que o Operário não vença.
Pior posição possível: 11º lugar
Mesmo perdendo não será ultrapassado pelo lanterna Toledo.
Toledo (12º colocado, 4 pontos, 1 vitória, -11 gols de saldo)
Adversário: Arapongas, em casa
Melhor posição e pior posição possível: 12º
Não deixará a lanterna da primeira fase nem em caso de vitória sobre o penúltimo colocado.
**Atlético, Paraná e J. Malucelli só deixam de se classificar se acontecer uma combinação impossível. Para um deles ficar de fora, terá de ser goleado e todos os outros resultados serem contrários, inclusive o Cianorte ganhar o confronto direto do Prudentópolis. Assim, quem perder entre Rubro-Negro, Tricolor e Jotinha ficaria empatado em oitavo com o Prude. Mas todos têm saldo melhor que o adversário. Caso o time do interior perca por um gol, ficaria com saldo -3. Para terminar pior que isso o Atlético (saldo 6) teria de levar 10 gols de diferença, o Paraná (saldo 4), oito gols e o Jota (saldo 2) seis gols.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS
IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU
CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.