quinta-feira, 27 de março de 2014

Câmara Mirim será implantada em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A Câmara de Vereadores de Prudentópolis apresentou ao público nesta segunda (24) o projeto de criação da Câmara Mirim, que terá participação de representantes do ensino fundamental da rede estadual de ensino. A reportagem da Najuá conversou a respeito do projeto com o presidente da Câmara, o vereador Júlio Makuch (PSD), autor do projeto, que já foi aprovado e se tornou lei municipal.
O vereador afirmou estar contente com o envolvimento e o engajamento dos colégios diante do projeto, pois, do contrário, ele não sairia do papel. Ao longo desta semana, as escolas participantes organizam debates entre candidatos para que os alunos elejam seus representantes na próxima segunda (31). Serão 13 vereadores mirins, número equivalente à quantidade de legisladores do município. A data da posse ainda deve ser designada, quando os vereadores mirins eleitos serão apresentados à comunidade.
“Estamos fazendo isso para termos formadores de opinião no futuro, para que nosso adolescente se torne um adulto politicamente consciente. Um cidadão bem formado é um eleitor bem preparado e, consequentemente, vão ocorrer eleições de candidatos mais preparados. Com isso, quem ganha é nosso município”, comenta Makuch.
Segundo ele, há apoio irrestrito dos demais componentes da Mesa Diretora e de todo o Legislativo para que o projeto se desenvolva e tenha prosseguimento.
“O projeto em si resgata as ações democráticas e participativas, seja dentro ou fora da escola, através de um regime de sociedade. E é isso que caracteriza a política. Acredito que hoje os jovens precisam se politizar mais, trazer as origens da política, saber trabalhar, saber conviver em público e também estarem atentos às transformações que acontecem na sociedade. Com isso, vão trazer novos agentes públicos, novos candidatos, outras pessoas com interesse, que possam levar à frente a situação democrática e política do nosso país”, afirma o diretor do Colégio Alberto de Carvalho, Marcelo Fabrício Chociai Komar.
De acordo com ele, o projeto foi bem recebido entre os alunos e já está sendo trabalhado algo nesse sentido nas aulas de História, com noções de democracia. Dessa forma, os alunos e toda a equipe pedagógica se motivaram a trabalhar, na visão do diretor. O colégio já tem 23 pré-candidatos para ocuparem duas cadeiras na Câmara Mirim de Prudentópolis. Os nomes serão escolhidos em eleição direta na próxima segunda (31).
O diretor do Colégio Prefeito Antonio Witchemichen, da localidade de Marcondes, Amilcar Pastuch, diz é uma satisfação participar do projeto e permitir que os alunos aprofundem o conhecimento da questão política e da participação em decisões públicas. “Nosso objetivo com esse trabalho é ver no amanhã mais cidadãos de bem fazendo parte da vida política do nosso município. Se não fosse por esse objetivo, por esse intuito, não estaríamos abraçando essa causa”, afirma Pastuch. Conforme o diretor, houve grande entusiasmo dos alunos com a participação no projeto.
Nesse colégio, são oito turmas de ensino fundamental e cada uma aclamou, por escolha democrática, seu representante para disputar a eleição, em que concorrem a duas vagas também.
Conforme o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Cleto Antonio Castagnoli, a Câmara Mirim é uma iniciativa bastante válida por parte dos vereadores de Prudentópolis.
“É um exemplo que estão dando para nossas crianças, de cidadania, em que elas vão ter oportunidade de exercer essa cidadania, conhecendo as ações que a Câmara de Vereadores exerce. Com certeza, vamos ter um cidadão muito melhor formado e politicamente correto, porque ele vai adquirir conhecimento e não será um cidadão que, lá na frente, pode ser enganado e trocar votos. Ele terá consciência de sua cidadania e poderá exercê-la da melhor maneira possível”, acredita o chefe do NRE.
Além de Prudentópolis, Irati é outro município da região que desenvolve o projeto da Câmara Mirim. O chefe do Núcleo Regional espera que sirva de exemplo para que outras Câmaras de Vereadores criem projetos semelhantes.
O professor Claudino Kosteski, da Imagem Pesquisas e Marketing, ministrou uma palestra durante a apresentação do projeto da Câmara Mirim. “Fiquei muito feliz e, de certa forma, surpreso, pela participação e integração da classe estudantil ao projeto Vereador Mirim. É uma demonstração inequívoca de que quando se eleva a política como ciência, como arte e como instrumento de cidadania, as pessoas participam. Hoje foi uma demonstração do interesse e da participação dos vereadores e da mesa diretora da Câmara. A distribuição desse material, dessas cartilhas, fez esses jovens terem uma nova visão do que é um vereador, do que é o Poder Legislativo”, avaliou o palestrante.
Ele defende que o jovem precisa se interessar mais pela política, que é um tema inerente a todas as nossas práticas e que as pessoas precisam aprender a exercer a democracia, tendo como prioridade o bem comum.
Serão 13 vereadores mirins escolhidos dentre as oito escolas participantes: Colégio Estadual Barão de Capanema; Colégio Estadual Alberto de Carvalho; Colégio Nosso Futuro; Colégio Imaculada Virgem Maria; Colégio Estadual Prefeito Antonio Witchemichen (Marcondes); Colégio Estadual Padre José Orestes Preima (Linha Esperança); Colégio Estadual Capitão Domingos Vieira Lopes (Rio de Areia); e Colégio Estadual Vila Nova. Cada vereador eleito também vai ganhar uma bolsa para curso de inglês ou informática.
Confira a relação dos candidatos:
Colégio Estadual Alberto de Carvalho – Diretor Marcelo Chociai Komar- 02 VAGAS
Paulo Ricardo Segunda, Karen Alessandra Sochodolak, Gustavo Schinemann, Senakevicz Claudia Solobodziam, Nicoli Eduarda Fischer, Thalya Nesi, Thamyres Neves dos Santos, Adrian Jonas Marconato, Rafael Americo, Tiago Mouro, Gabriela Fernanda Gonçalves, Ellen Gabriela Krik, Paola Aparecida Ferreira, Luis Valdecir Silva dos Santos Batista, Débora Luana Antunes, Jessica Luisa Tarczeusky, Luan Willian Grensovski, Tamiris Tracz de Paula, Ana Paula Stefanovicz, Cleiton Schuerts, Kalliny Emanuelle Pereira de França, Ellen Caroline Navroski e Millene Kapuchinski.
Colégio Estadual Prefeito Antonio Witchemichen – Jesuíno Marcondes Diretor – Professor José Amilcar Pastuch- 02 VAGAS
Guilherme Kotula, Josias Lopes Dierka, Patricia Michalczesczen, Jessyca de Oliveira, Eduarda Isabely Torowski, Douglas Hul ,Maria Suele Kolenetz e Ana Paula Zarinhak.
Colégio Estadual Barão de Capanema – Diretor Roberto Anzolin- 02 VAGAS
Erica Tainara Leite, Thauana Malinoski, André Renan Rodrigues Carneiro, Jhennifer de Ramos dos Santos, Bruno Maciel Venâncio, Alci Gonçalves, Pedro Carlos Boaron Júnior, Flávia Cristina Binkoski, Ludmila Sydorko, Graziele Souza, Dhenyffer Gonçalves da Silva e Poliana Alzira Noronha.
Colégio Estadual Capitão Domingos Vieira Lopes – Rio d’Areia Diretor – Professor Adriano Alves da Cruz Neto- 01 VAGA
Iohana Rodrigues de Almeida Sticki, Leticia Thais Marquieviz, Marcos Rudney de Liz Filho, Ana Carolina Michalczesczen, Erica de Andrade, Weliton Malinoski e Januário Lipsuch.
Colégio Estadual Vila Nova – Diretora Cecília Sermatiuk- 02 VAGAS
Eliton da Silva de Sá, Fabio Henrique Bobato, Taynara Rodrigues Halachen, Amanda Maria Bonfim, Tifani Cristina Gonçalves, Rodrigo Aluiz Ribeiro, João Vitor Ribeiro, Michele Fontura e Gisele Fontoura.
Colégio Nosso Futuro – Coordenador Daniel Aluiz Zanzeluk- 01 VAGA
Luis Antonio Bosak Pontarolo, Nathany Cristina Gardacz Petriu, Layane Franciely Lich e João Henrique Stremel
Colégio Estadual Imacula Virgem Maria – Coordenadora Dilceia Cardoso de Almeida- 01 VAGA
Gustavo Adriano Hul, Isabella Kruppa, Camila Zaias, Leonardo Alessi e Everton Petriu.
Colégio Estadual Padre José Orestes Preima – Linha Esperança Diretor Professor- Ricardo Pires- 02 VAGAS
Angela Strusinski, Joice Catarina Wolovicz, Daniele Bugdanovicz, Rinoely Bukiewicz, Luiz Felipe Pawlak, João Lourenço Chodoba, Fabiana Kekis, Erica Diatczuk, Darci Bahri Junior, Cristian Reffatti, Francieli Halma, Kristyan Michel Sochodolak e Karine Pastuchenko.

Confira as entrevista com repórter Élio Kohut:
Julio Makuch

Professor Claudino Kosteski
 

Cleto Antonio Castagnoli
 

Amilcar Pastuch:



Marcelo Fabrício Chociai Komar
 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.