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INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: AGENCIA BRASIL – Imagem: ÉlioA medida do governo dos Estados Unidos (EUA) de impor tarifas
a todos os parceiros comerciais, anunciada ontem (2), representa uma
tentativa da maior potência do planeta de retomar a posição que a
indústria do país já teve, além de tentar combater os déficits
comerciais de bens que somam cerca de US$ 1 trilhão ao ano.
A avaliação é feita por diversos analistas consultados pela Agência Brasil.
Para o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, contudo, as
tarifas não podem sozinhas reverter a perda de competitividade da
economia estadunidense, em especial, para a Ásia.
“A Ásia foi muito eficiente em desenhar políticas para desenvolver a
indústria dela nos últimos 20 a 30 anos. Os governos do Vietnã, da
Malásia, da Tailândia, da Indonésia, da China, até mesmo da Índia, têm
conseguido desenhar políticas de inovação e industriais com subsídios ao
desenvolvimento tecnológico”, comentou o professor de economia da
Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
O especialista argumenta que o tarifaço representa “um choque brutal” na economia mundial, o maior desde os anos 1930.
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Além disso, diz que não se tratam de tarifas recíprocas, como prometia o
governo Trump, e que haverá impacto para a economia brasileira, em
especial, para alguns setores e empresas, como a Embraer.
Em média, as tarifas aplicadas por Trump
foram de 10% para países da América Latina, de 20% para Europa e de 30%
para Ásia, mostrando que o problema maior está no continente asiático.
“Hoje, a Ásia deve ter quase 25% do mercado mundial de carro, para não
falar da China com a BYD, que está quase matando a Tesla nos mercados
mundiais”, comentou Paulo.
A Tesla é a fabricante de carros do multibilionário Elon Musk, dono da plataforma X e aliado do presidente Trump.
Em 2023, a produção industrial dos EUA correspondeu a 17,4%
da produção industrial global, bem abaixo dos 28,4% de 2001, segundo
dados da Casa Branca. “Grandes e persistentes déficits
comerciais anuais de bens dos Estados Unidos levaram ao esvaziamento de
nossa base de manufatura; inibiu nossa capacidade de fabricação
doméstica”, justificou Trump.
Paulo Gala diz que as tarifas não podem reverter o custo de produção nos EUA.
“O problema é que o custo de produção nos EUA hoje é 5 a 6 vezes maior
do que na Ásia. Enquanto a média salarial nos EUA é de US$ 5 mil, na
Ásia é de US$ 1 mil”, disse.
Choque brutal
As medidas geram incerteza no mercado mundial, derrubam bolsas em todo o mundo e devem paralisar as decisões empresariais.
Uma multinacional que produz no Vietnã, na China, em Taiwan, ou na
Europa, vai pensar duas vezes agora no que fazer, avalia Paulo Gala.
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“É o maior choque tarifário desde os anos 1930, é um choque tarifário
brutal e o mercado está reagindo com muita preocupação. Vai ter uma
desestruturação dramática do comércio, investimentos e tecido
produtivo”, acrescentou. Para ele, as tarifas devem pressionar a inflação interna dos Estados
Unidos. “Todos os produtos asiáticos ficam 30% mais caros. Equipamentos,
máquinas, tratores, computadores, chips, tudo isso”, alertou.
Tarifas recíprocas
Um dos principais argumentos da Casa Branca para o tarifaço desta
semana é que os parceiros comerciais têm adotado tarifas aos produtos
estadunidenses superiores aos que os EUA aplicam nas suas importações e
cita o caso do Brasil.
“Grandes e persistentes déficits comerciais anuais de bens dos EUA
são causados em parte substancial pela falta de reciprocidade em
nossas relações comerciais bilaterais, que dificultam a venda de
produtos por fabricantes dos EUA em mercados estrangeiros. O Brasil
(18%) e a Indonésia (30%) impõem uma tarifa mais alta sobre o etanol do
que os Estados Unidos (2,5%)”, afirmou Trump na Ordem Executiva
publicada ontem.
Na avaliação do economista Paulo Gala, as medidas não respeitaram
qualquer princípio de reciprocidade. “Não foi tarifa recíproca. É a
ideia de que, se um país tarifa os EUA em 30%, os EUA vão lá e tarifam
30% de volta. Isso é tarifa recíproca. Mas não foi isso que foi feito”,
afirmou.
Para Paulo Gala, o governo Trump apenas pegou os grandes déficits comerciais que os EUA têm e colocou uma tarifa em cima.
“Foi uma resposta meio tosca. Na verdade, é uma tarifação de países e
produtos que causam déficit nos Estados Unidos”, completou.
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O Brasil ficou com a tarifa mais baixa entre as divulgadas, com uma
taxação de 10% sobre todas exportações para os Estados Unidos. O governo
promete tentar reverter a situação e recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) que, devido à paralisia promovida pelos EUA, teve sua atuação limitada nos últimos anos.
O efeito geral que a guerra de tarifas vai causar, com provável
retaliação por todo o mundo, deve trazer problemas adicionais para o
comércio internacional no Brasil, não diretamente relacionado com a
taxação sobre as importações brasileiras.
“O Brasil ficou com a tarifa ‘mais barata’ de 10%. Claro que isso é um
benefício, mas o Brasil vai sofrer por conta desse terremoto global que
está acontecendo. Um medo de crise derrubando juros e dólar e uma
recessão, obviamente, que afetariam o Brasil também”, afirmou o
economista-chefe do Banco Master.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lembrou que os EUA são o principal destino das exportações da indústria brasileira,
especialmente de produtos de maior intensidade tecnológica, além de
liderarem o comércio de serviços e os investimentos bilaterais.
Paulo Gala avalia que a fabricante de aviões brasileira Embraer deve
ser uma das companhias mais atingidas. “Talvez Embraer seja a empresa
mais impactada. A nossa dependência em relação aos EUA não é muito alta.
Para além dos efeitos diretos em algumas empresas brasileiras, não deve
ter um efeito tão dramático”, completou.Oportunidades para o Brasil
Especialistas têm destacado ainda que a crise aberta pela guerra de tarifas gera oportunidades que podem ser aproveitadas pelas exportações brasileiras.
"Se souber aproveitar esse momento, o Brasil pode expandir suas
exportações, especialmente porque a taxação sobre produtos americanos
pode levar importadores a buscar alternativas", na avaliação de Volnei
Eyng, CEO da gestora de ativos Multiplike.
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