sábado, 31 de outubro de 2020

Vai viajar no feriado? Atenção para as novas regras dos radares a partir de domingo

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B Imagem: Lucas Lacaz Ruiz (Folhapress)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a aplicação de multas geradas por radar escondido ou camuflado no Brasil. A decisão passa a valer a partir de domingo, dia 1º de  novembro de 2020.
Com as novas regras, todas as vias monitoradas por controladores de velocidade devem ter placas indicando a presença desses dispositivos. A novas resolução determina ainda que as autoridades devem divulgar em seus sites oficiais detalhes de todos os trechos fiscalizados. 
Continua depois da publicidade
A regra vale tanto para radares fixos quanto móveis.
Além da aplicação de multas de radar escondido, pelas novas regras, também fica proibido o uso de radares sem câmera fotográfica. Haverá ainda restrições à instalação de radares do tipo lombada eletrônica. Pela nova legislação, esse tipo de dispositivo só poderá ser utilizado em vias consideradas críticas.
Esconder radares entre placas, atrás de postes, árvores e muros também será proibido a partir do dia 1º de novembro.
Mapa será obrigatório
Além de proibir a aplicação de multas a partir de um radar escondido, a nova resolução do Contran determina ainda que as autoridades de trânsito de cada Estado divulguem na internet um mapa com a localização de todos os trechos fiscalizados.
Outra medida aprovada e que entra em vigor a partir de 1º de novembro é a inclusão de informações sobre o seguro DPVAT no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e). A medida é para facilitar o acesso a dados relativos ao seguro obrigatório. Isso inclui a quitação de pagamento, tipo de cobertura e valores.
“As novas regras visam uma fiscalização mais ostensiva, com caráter educativo. 
Continua depois da publicidade
O próprio DENATRAN afirma que o propósito da mudança é fazer com que o condutor seja alertado do limite de velocidade da via, perceba os riscos, reduza a velocidade, e consequentemente, reduza as chances de sofrer acidentes”, afirmou o especialista à Banda B.
A resolução atende deliberação do presidente Jair Bolsonaro enviada ao Ministério da Infraestrutura em agosto do ano passado, com o objetivo de “evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.