sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Paraná tem 8,6% do território em situação de seca extrema, diz levantamento

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Leonardo Morrone/RPC
O resultado do Monitor de Secas, projeto da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), aponta que 8,6% do território do estado do Paraná apresentam situação de seca extrema.
De acordo com o monitor, divulgado no final de setembro, o resultado mais drástico foi identificado em Curitiba e cidades da Região Metropolitana, que desde o mês de março deste ano, enfrentam rodízio no abastecimento de água, por causa da seca. 
O monitoramento foi criado em 2012, para acompanhar a situação da seca em estados da região nordeste do Brasil. Com o agravamento da estiagem e a necessidades de ações a respeito da falta de chuvas, o Paraná passou a integrar o projeto em agosto deste ano. 
Continua depois da publicidade
 
Seca em todo o estado
Os dados informados em setembro mostram que a seca atinge todas as regiões Paraná.
Além da situação de seca extrema em 8,6% do território, outros 61% do estado registraram seca grave, na área entre o litoral, passando pelos Campos Gerais, até o oeste.
A situação é de seca moderada em 30% do estado, entre o norte, noroeste e áreas do sul e oeste do Paraná. 
Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais foram os únicos estados monitorados pelo mapa que registraram a seca extrema no mês.  
No noroeste do Paraná, Vitor Lago, técnico do Deral, comentou que a falta de água nas cidades e no campo gerou o secamento dos pastos. Com isso, o gado não tem mais capim para comer. Segundo o especialista, a estiagem deve encarecer a produção.
"Por falta de chuva, a pastagem diminui bastante, o campo fica seco e o agricultor tem que optar por bagaço de cana, laranja, massa de mandioca. Deixar o gado só no pasto nesta época não tem como. ele precisa de uma complementação alimentar. Os custos aumentando, encarecem o manejo. Valores que vão para o consumidor que paga mais caro", comentou. 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.