terça-feira, 27 de outubro de 2020

Diretoria do Col. Barão de Capanema emitiu uma nota sobre o Col. Cívico-militar em Prudentópolis

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação
Além de Prudentópolis outros municípios  da região foram escolhidos entres as outras 117 cidades do Paraná da possibilidade de ter os colégios cívico-militares no Paraná. Mais detalhes abaixo.
O Col. Barão de Capanema foi o escolhido em Prudentópolis, onde está passando por uma votação entre os pais, alunos, professores e funcionários para a implementação do sistema em Prudentópolis.
A votação começou nesta terça (27), onde a votação termina nesta quarta (28).
Sobre a escolha do Col. Barão de Capanema, através de seu diretor João Marcio Iulek enviou uma nota para a reportagem do Intervalo da Noticias.
Continua depois da publicidade
Confira a nota
O Colégio Estadual Barão de Capanema, que possui neste ano letivo 1.091 alunos matriculados, sempre foi muito importante para a comunidade e, nos últimos anos (2016 a 2019) continuou evoluindo muito: a aprovação aumentou 4,8%; a reprovação diminuiu 2,75%; o abandono caiu 2,08% e o IDEB tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio vêm subindo.
Em termos de estrutura foram colocados projetores e câmeras de segurança nas salas de aula, feitas inúmeras reformas na estrutura e melhorada a segurança e a disciplina. Os alunos só entram e saem nos horários de entrada e saída e os casos de violência e os atos infracionais são punidos com rigor, com todos os procedimentos legais (na justiça) sendo adotados. Foi instalado um ponto eletrônico para controle dos professores e funcionários. Além disso a lista de aprovados em vestibular em cursos e universidade renomadas só aumenta a cada ano.
A Lei Nº 20.338 de 06 de outubro de 2020, prevê no seu Art. 13º que as instituições que serão selecionadas para o Programa Colégios Cívico-Militares, devem apresentar as seguintes características: não ofertar o ensino noturno; alto índice de vulnerabilidade social; baixo índice de fluxo escolar; e baixo índice de rendimento escolar. Dessa maneira, o alvo do programa seriam as escolas com muitos problemas e que não ofertam o ensino noturno. O Colégio Estadual Barão de Capanema, é o pioneiro na oferta do ensino noturno em Prudentópolis para os estudantes trabalhadores e não apresenta as características de baixo desempenho constantes na lei.
Existem centenas de escolas com situação muito pior que o Barão que precisam ser melhoradas. 
Continua depois da publicidade
A implantação do Colégio Cívico-Militar no Barão significa o fechamento do ensino médio noturno já para 2021 e além do prejuízo para a instituição centenária, muitos professores e funcionários serão obrigados a deixar o Colégio Barão para trabalhar em outras escolas. Com o aumento do número de aulas para 6 aulas diárias, as aulas vão começar mais cedo e terminar mais tarde aumentando os custos de transporte escolar que deverá ser exclusivo para o Barão. E o mais grave, é a forma de implantação do programa. O colégio foi avisado ontem (26 de outubro) e já nos dias 27 e 28 de outubro está sendo feita a consulta com uma enorme propaganda dos pontos positivos e os pontos negativos estão sendo omitidos. Queremos que a comunidade escolar faça a sua escolha votando sim ou não, estando ciente de todas as consequências de suas escolhas. A democracia demanda amplo espaço de debate e possibilidade de exposição de todos os pontos de vista. Tudo que for parcial e omitir informações não passa de manipulação e imposição.
Portanto, hoje e amanhã (dias 27 e 28) no Colégio Estadual Barão de Capanema, está sendo feita a consulta para decidir se o colégio vai ser transformado em cívico-militar, pais de alunos menores, professores, funcionários e alunos maiores de 18 anos, devem votar, fazendo a escolha que julgarem mais adequada, com direito de terem todas as informações. Se mais da metade dos votantes votar sim, o Barão se torna cívico-militar e se a mais da metade dos votantes votar não o Colégio Estadual Barão de Capanema continua funcionando da mesma maneira que está manhã, tarde e noite.
Direção do Colégio Estadual Barão de Capanema.
MATÉRIA RELACIONADA: 
 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.