quinta-feira, 14 de março de 2019

Grupo Karolinka vai se apresentar no maior festival de cultura polonesa do mundo


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação

Reconhecido no Brasil pelo trabalho em prol da preservação do folclore e da cultura polonesa, o Grupo Karolinka, de São Mateus do Sul, comemora a seleção para participar do maior festival de cultura polonesa do mundo: o Festival de Rzeszów, que realiza sua 50ª edição entre os dias 17 e 25 de julho deste ano, em Rzeszów, na Polônia.
Desde que a participação do grupo foi confirmada, em fevereiro, cresce entre os integrantes a expectativa pela realização do sonho em se apresentar na Polônia; sonho que acompanha o grupo desde sua fundação, em 1992.
Continua depois da publicidade
A diretoria do Karolinka decidiu no começo do ano passado que tentaria participar do Jubileu do Festival, em 2019 e, desde então, promoveram atividades a fim de arrecadar fundos para custear a viagem. Ainda assim, o sonho parecia distante, porque o dinheiro arrecadado era muito aquém do suficiente para bancar todas as despesas dos integrantes. Esses custos passam de R$ 150 mil.
Além do dinheiro, é necessário passar pelo crivo da seleção dos organizadores do festival, que recebem inscrições do mundo todo. Para a felicidade do Grupo Karolinka, três semanas depois de efetivar a inscrição, em fevereiro eles receberam a notícia de que foram aprovados e que estão entre os 36 grupos classificados para o Festival. “A expectativa era muito grande.Todos acreditavam na aprovação.Mas sempre estávamos com aquele frio na barriga do ‘e se não passar?’”, comenta a dançarina Iris Janoski, coordenadora do grupo.
O Karolinka dividirá o palco com grupos consolidados de países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Lituânia, Moldávia, Reino Unido, Rússia e Suécia. “Vamos ter a oportunidade de conhecer o famoso Karolinka de Londres”, comemora Irio Janoski, diretor do grupo são-mateuense.
Além da participação no Festival de Rzeszów, o Karolinka também fará uma turnê em outras seis importantes cidades polonesas: Cracóvia, Bydgoszcz, Gdanski, Torun, Zakopane e Varsóvia. Serão 18 dias de viagem, ao todo.
Continua depois da publicidade
Como ajudar
O Grupo Karolinka ainda depende de patrocínios para o custeio da viagem dos integrantes que vão até a Polônia se apresentar. A viagem custará em torno de R$ 150 mil. A campanha Empresa Amiga do Karolinka já reúne 18 empresas.
Pessoas físicas também podem contribuir, com doações espontâneas para a conta corrente do grupo no Banco do Brasil.
Banco do Brasil
Grupo Folclórico Polonês Karolinka
Agência: 06556
Conta Corrente: 63401
CNPJ: 03594865/0001-11


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.