quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Hino de Prudentópolis tem atualização de letra e música



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação

Por iniciativa de um Projeto de Lei instituído pela Câmara Municipal de Prudentópolis, o Hino Municipal de Prudentópolis sofreu uma completa reformulação e atualização de sua característica original, após sessenta anos de sua criação por legislação própria. O projeto, transformado em Lei Municipal número 2261/17, passa a ser oficializado a partir deste dia 12 de agosto, data de aniversário de emancipação político administrativa do município. A nova versão atualizada do hino foi apresentada pela câmara durante reunião de trabalho realizada na terça-feira, 08, antecedendo a sessão legislativa, onde participaram os vereadores e representando o Município as Secretárias Audia Volanin, da Educação e Nadir Vozivoda, da Cultura. O Presidente Marcos Roberto Lachovicz ao justificar a iniciativa do legislativo em promover esse trabalho de repaginação do hino, destacou que havia plena necessidade dessa mudança, haja vista a qualidade musical do mesmo, bastante deficiente e ultrapassada, além da própria letra. “Após a emancipação do Município de Guamiranga, a versão original que falava de Imbituva a Guarapuava estava desatualizada. Além disso, o mesmo se referia apenas à comemoração do aniversário da cidade. Assim, propusemos à autora da letra, professora Aura de Moura Cordeiro esse novo projeto, a qual aceitou de pronto a ideia e fez as alterações com essas mudanças atuais”, destacou Lachovicz.
Ao mesmo tempo foram contatados músicos profissionais de nossa cidade, Osni Siqueira, Joani Siqueira e Felipe Salanti, para trabalharem no projeto de repaginação musical, com arranjos instrumentais envolvendo várias participações e mantendo o estilo eslavo, típico da colonização e da própria letra inicial. A versão original do Hino Municipal de Prudentópolis, foi criada através da Lei Municipal número 105, de 11 de agosto de 1956, durante o mandato do então prefeito senhor Afonso Ditzel, com letra escrita pela professora Aura Moura Cordeiro, e composição musical da Irmã Benedita Matuiko, da Congregação das Irmãs Servas de Imaculada Virgem Maria. Conforme a legislação aprovada, o mesmo deveria ser cantado em dias de festas cívicas de Prudentópolis e a intenção, à época, foi alusiva às comemorações dos festejos do cinquentenário da cidade, com sua execução durante desfile cívico realizado na avenida São João Batista.
A iniciativa do Poder Legislativo Municipal em promover essa repaginação do hino municipal, se deu em virtude de muitas cobranças que havia ao longo dos últimos anos, haja vista a qualidade musical do mesmo, plenamente ultrapassada e com tom descompassado à realidade atual, bem como conflitos da própria letra, justamente em virtude de se dar justamente para a data de aniversário, além de aspectos relativos às divisas territoriais, que foram alteradas quando da emancipação do município de Guamiranga, ou seja, a letra original destacava o triângulo feliz, se referindo de Imbituva a Guarapuava. Passaram-se diversas legislaturas e administrações sem que houvesse uma ação efetiva nesse sentido, passo que nesta legislatura, houve a tomada de decisão de se fazer essa atualização do hino. Inicialmente, por respeito e reconhecimento, foi feito contato inicial com a autora da letra, professora Aura Azevedo de Moura Cordeiro, se poderia fazer essa atualização da letra, adaptando essas questões relativas ao tópico do trecho onde falava especificamente da data de aniversário e das municípios limítrofes, que foram alterados. De pronto, houve a plena colaboração da professora Aura, a qual enviou um esboço inicial da alteração, com adaptações adequadas à nossa realidade.
Paralelo a isso, houve também a busca de profissionais do meio musical, buscando essa repaginação musical, mantendo-se os princípios básicos da música, seguindo-se a versão eslava, típica de nossa imigração e da própria versão original, que baseou-se em uma marchinha ucraniana.
Buscou-se inserir instrumentos musicais dos mais diversos, que mantivessem essa tonalidade e musicalidade típica da etnia, inclusive acordeon. Através de contato com os profissionais Osni Siqueira Júnior, Joani Siqueira e Felipe Salante, além de arranjos musicais de outros profissionais envolvidos no projeto, alterando o  original, que seguia uma série de tópicos musicais da época. Houve muita dificuldade em adaptar a letra à nova musicalidade, sendo necessária mais de uma composição, até que se chegasse a um ponto onde música e letra se encaixassem dentro dos moldes musicais atuais. Essa iniciativa foi tomada pela câmara e mostra um projeto arrojado, inovador e plenamente necessário para ser modernizado e adequado à execução em solenidades municipais.
Compare a versão antiga e a atual e aprenda o novo Hino. 
Hino antigo 
Letra: Profª. Aura Azevedo de Moura Cordeiro / Música: Irmã Benigna, S.I .V.M
Prudentópolis!
Prudentópolis! Terra de Luz,
É o teu amor que nos conduz.
De patos Velhos a Jaciaba,
Teu povo te bendiz,
De Imbituva a Guarapuava
És triângulo feliz.
Prudentópolis!
Prudentópolis! Terra de amor,
Nós cantaremos em teu louvor.
Hoje no teu aniversário
Aqui estamos a cantar
Amanhã, se necessário
Por ti iremos lutar.
Prudentópolis!
Prudentópolis! Terra de amor
Por ti lutaremos, seja onde for.
(Fonte: Portal Dia a Dia Educação, do SEED)
Hino atualizado, conforme lei 2261/2017
Prudentópolis!
Prudentópolis! Terra de luz
É o teu amor que nos conduz
De Patos Velhos a Jaciaba
O teu povo te bendiz
Nesta terra amada
És triângulo feliz
Prudentópolis!
Prudentópolis! Terra de amor
Nós cantaremos em teu louvor
Por seu progresso e união
Hoje estamos a cantar
Amanhã, se necessário
Por ti iremos lutar
Prudentópolis!
Prudentópolis! Terra de amor
És nossa luta, seja onde for
Prudentópolis!
Prudentópolis! Terra de luz
É o teu amor que nos conduz
Ouça a nova versão do Hino de Prudentópolis

Profª Aura Azevedo de Moura Cordeiro conta como elaborou hino, bandeira e brasão de Prudentópolis


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.