quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Reunião marca fundação da APAC de Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: EDILSON KERNICKI (RÁDIO NAJUÁ) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

A Vara Criminal do Fórum da Comarca de Prudentópolis apresentou, durante reunião na Câmara Municipal, no dia 26 de julho, o projeto de criação da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), de Prudentópolis. A reunião contou com a presença da juíza Branca Bernardi, de Barracão, primeira cidade paranaense a aplicar o método alternativo de execução penal, há quatro anos.
O juiz criminal José Augusto Guterrez avalia que a recepção da comunidade prudentopolitana ao projeto foi positiva, “e houve realmente o comprometimento da sociedade civil organizada no sentido de buscar soluções efetivas para o problema da criminalidade e para a execução penal”, acrescenta.
Henryque Camargo Erdmann, servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), foi escolhido para presidente da APAC de Prudentópolis e considera o cargo como um novo desafio.“A APAC  vem como um método alternativo de execução penal que apresenta altos índices de ressocialização e é esse o projeto que mais se adéqua à nossa situação atual da cidade.
A juíza Branca Bernardi considera surpreendente a aceitação e o envolvimento que o povo de Prudentópolis demonstra com a proposta de criação de uma APAC. “Quando apresentamos um projeto para presos, normalmente, ninguém apoia. Há uma tendência de acreditar que o preso nunca mais vai voltar para a sociedade”, analisa.
Branca atribui a adesão dos prudentopolitanos à ideia de construir uma APAC na cidade, primeiramente, às autoridades locais, como o juiz José Augusto Guterrez. “Mas também porque provamos que a APAC não é um projeto para preso. A APAC é uma proteção para a sociedade”, defende.

Ela compara que, enquanto de cada 100 detentos que cumprem suas penas em penitenciárias, 86 voltam a cometer crimes, na APAC, de cada 100, 91 se ressocializam. “É um absurdo, é um índice muito alto e dá para ver que não estamos conseguindo o resultado que esperamos com a execução da pena”, considera Branca. A juíza indica que na APAC de Barracão o índice de ressocialização é de 100%. MATÉRIA COMPLETA.

MATÉRIA RELACIONADA:
Projeto de criação de APAC em Prudentópolis será apresentado na terça.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.