segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Comunidades são homenageadas na Sessão Solene da VII Semana da Comunidade Ucraniana



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: CÂMARA DE VEREADORES Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)


Representantes das trinta e três comunidades que integram a Paróquia de São Josafat de Prudentópolis, receberam homenagens na Sessão Solene alusiva ao Dia da Comunidade Ucraniana e do aniversário de 110 anos do Município de Prudentópolis, na segunda-feira, 22, no Plenário da Câmara Municipal. A homenagem, em forma de Moção de Parabenização, retrata uma importante comemoração de nossa comunidade, hoje alcançando projeção nacional e internacional, que são os 125 anos da imigração ucraniana no Brasil e em Prudentópolis. Neste evento, a homenagem esteve voltada às comunidades onde a etnia é preservada, com trabalho religioso, cultural, patrimonial e gastronômico, projetando a etnia e reunindo admiradores de várias localidades e segmentos representativos. Inclusive, ao longo do tempo, com participação até de governadores e secretários de estado, dentre outras autoridades de renome, nos eventos que as mesmas promoveram. 
A atuação fundamental de pessoas anônimas, que se dedicaram de corpo e alma à realização dos eventos e manutenção das capelas e pavilhões ao longo do tempo, dedicando-se a programações anuais que asseguraram a preservação das tradições seculares, que servem de exemplo e referência internacional, colocando todos seus talentos e criatividades em pról dos eventos, tornou Prudentópolis conhecida país a fora como a Ucrânia Brasileira. Estiveram compondo a Mesa Oficial, o Presidente da Câmara Municipal, em exercício, José Adilson dos Santos e todos os Vereadores; Nadir Vozivoda, Secretária Municipal de Cultura, representando o Poder Executivo Municipal; Bispo Dom Meron Mazur, da Catedral de Imaculada Conceição, de Vila Iguaçu; Padre Dionízio Horbuch, Pároco da Paróquia de São Josafat; Mariano Machula, Presidente da Associação dos Amigos do Museu do Milênio; Antonio Popiu, Presidente da Comunidade da Paróquia de São Josafat.
Participaram autoridades, representantes de diversos segmentos da comunidade local, em especial da etnia ucraniana, como religiosos, culturais, educacionais, dentre outros. Durante a sessão, a professora Maria Inês Antonio Skavronski, apresentou um apanhado sobre o trabalho das comunidades, e a presença da Igreja e da religiosidade na preservação da cultura ucraniana de Prudentópolis. O Bispo Dom Meron Mazur, falando em nome das comunidades, agradeceu a homenagem, a qual enaltece o importante trabalhado das pessoas das comunidades onde a Igreja tem participação e presença ativa, as quais asseguraram ao longo dos anos, a manutenção dos costumes e religiosidade. A Sessão Solene especialmente designada,  marcou as comemorações da Semana  da Comunidade Ucraniana em Prudentópolis, e do Dia da Comunidade Ucraniana. A data passou a integrar o calendário de comemorações, após aprovação de Leis Federal, Estadual e Municipal em homenagem à etnia. A Câmara Municipal de Prudentópolis,  aprovou legislação municipal que instituiu o “Dia da Comunidade Ucraniana”, a ser comemorado em  24 de agosto de cada ano, passando a integrar o Calendário Oficial do Município. Trata-se de uma homenagem aos descendentes de ucranianos que residem em Prudentópolis, constituindo grande parte da maioria dos habitantes, que migraram para a região Centro-Sul do Paraná e, em especial para Prudentópolis, no início do século, imprimindo seus traços culturais, religiosos, gastronômicos, folclóricos e de trabalho. 
A sessão integrou as comemorações da semana da comunidade que se iniciou nesta segunda-feira, 22, com oficinas de culinárias para crianças no período da tarde e a sessão solene à noite; no dia 24, quarta-feira, Dia da Independência da Ucrânia, às 9h com concentração cívica; às 19 h, houve o lançamento do livro Diversidade étnica e cultural no interior do Paraná; no dia 27, sábado, às 20 horas, no Centro Paroquial São Josafat, acontece o VII Festival do Varéneke; no dia 28, domingo, acontece o encontro das comunidades a partir das 8h30min, cuja programação acontece durante todo o dia. No período de 21 a 26, haverá ação cultural com exibição do filme “Ivan, de volta para o passado”, do cineasta Guto Pasko, nas comunidades de Barra Vermelha, dia 21; Ligação, 22; Marcondes, 23; clube ucraniano, 24; Barra Bonita e Vila Iguaçu, 25; e Linha Esperança, no dia 28, com horários a serem divulgados. Outro atrativo na semana é o Festival do Varéneke, marcado para sábado, 27, às 20 h, no Centro Social São Josafat, com show do cantor ucraniano Arkadiy Voitiuk. 
Confira as fotos:
























OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.