segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dois municípios do Paraná estão sobre vulcões extintos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TN ONLINE 


Dois municípios do Paraná estão sob vulcões extintos ou solos vulcânicos. Apucarana (norte do Estado - ver abaixo) e o município de Cruz Machado na região sul do Estado abrigam vulcões adormecidos. Foram dois geólogos da Mineropar, Edir Edemir Arioli e Otavio Boni Licht, que descobriram um centro de erupção vulcânica exposto na Pedreira Pauluk, em Cruz Machado.
De acordo com Licht, mesmo sabendo que 60% do Estado do Paraná é formado por rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral, ainda não havia  sido identificado um centro eruptivo. O centro de erupção vulcânica bem como todo o processo de erupção do Grupo Serra Geral são extintos e não representam risco, conforme Licht. 
O centro de erupção tem aproximadamente 134,7 milhões de anos. Os geólogos identificaram esta idade aproximada baseados em um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália), David Thiede e Paulo Vasconcelos.
APUCARANA/ATLAS 
Existe um vulcão adormecido sob a Catedral Nossa de Lourdes, em Apucarana? A resposta a essa pergunta, que integra o imaginário apucaranense há décadas, é respondida em um trabalho inédito realizado pela professora de Geografia, Maria do Carmo Carvalho Faria, como tese de doutorado: o Atlas Municipal Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental de Apucarana.  
O trabalho, de 151 páginas, é apresentado pela autora como a pesquisa mais completa e abrangente já realizada no município envolvendo história, geografia e ambiente.  A professora explica na pesquisa que, na verdade, o solo de Apucarana está inserido no período geológico de formação Jurássico-Cretáceo, entre 142 e 65 milhões de anos atrás.
“Nesse período ocorreu intenso vulcanismo e derrame de lavas, originando basalto, que se espalhou por vasta área, por meio de fendas abertas na superfície terrestre. A decomposição do basalto deu origem aos solos férteis conhecidos como 'terra roxa'”, explica Maria do Carmo no tópico “solos” do atlas.O solo vulcânico, na verdade, está presente em todo o município e não apenas sob a Catedral Nossa Senhora de Lourdes no centro. 
TERRA ROXA 
"É a nossa terra roxa", diz. Segundo a professora, esse tipo de relevo pode ser encontrado numa faixa de terras que vai do Sul do Estado de São Paulo até a região Noroeste do Paraná. Apucarana fica no meio de uma placa tectônica e um vulcão para eventualmente entrar em atividade precisaria estar entre placas tectônicas. "A pergunta sobre o 'vulcão da catedral' é muito comum e sempre aparece na sala de aula", comenta.  

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.