By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Câmara de Vereadores
A questão do trânsito em Prudentópolis vem sendo discutida e cobrada
pela Câmara Municipal, há tempos, com aprovação de documentos
encaminhados à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, sugerindo a
criação de um estacionamento pago nas principais vias do Centro da
cidade de Prudentópolis, além da própria municipalização e criação do
conselho do trânsito. Todos os legisladores concordaram que já é hora de
nossa cidade dispor de uma regulamentação nesse sentido, com vistas a
disciplinar a questão em vias como a Avenida São João, Rua Ozório
Guimarães, Rua Rui Barbosa e XII de Agosto, consideradas como as de
maior fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico e períodos
de início de mês, quando coincidem os pagamentos dos aposentados e de
funcionalismo do setor público e privado. Nesse sentido, foi organizada
uma “mesa redonda” para iniciar essa discussão com os segmentos
envolvidos diretamente na questão, a qual acontecerá na próxima
quarta-feira, 16, a partir das 15 horas, no “plenarinho”. Foram
convidados representantes da Polícia Militar, Detran, Conselho de
Segurança, Conselho da Comunidade, Defesa Civil, Secretarias Municipais,
Aciap, Conselho da Cidade, além dos próprios vereadores. A convocação
partiu das Comissões Permanentes de Obras, Serviços Públicos e
Atividades Privadas, presidida pelo Vereador Marcos Roberto Lachovicz
(PPS), e da Educação, Saúde e Assistência Social, presidida pelo
Vereador Marcos Vinício dos Santos (PT). A criação de um sistema
existente em outras cidades de médio e grande portes, como o “Estar –
Estacionamento Regulamentado”, é uma das alternativas, aliada à
sinalização viária, planejamento e ações disciplinadoras em vários
segmentos. Inúmeras queixas de cidadãos e, principalmente, de
proprietários de estabelecimentos comerciais localizados nessas regiões,
são recebidas há muito tempo pelos vereadores. Muitos motoristas
estacionam seus veículos nessas vias e os deixam por longos períodos do
dia. Isso, na opinião de grande parte da população que se utiliza de
serviços bancários ou comerciais, prejudica o acesso rápido aos
estabelecimentos, por não haver uma vaga disponível nos horários de
expediente. Ao passo que, com o estacionamento pago, o motorista deixará
o veículo parado nestes locais apenas o tempo necessário para realizar
suas tarefas, facilitando, em muito, a vida de quem tem ocupações
profissionais. O contínuo crescimento da frota de veículos não apenas em
nossa cidade, mas a nível nacional, vem provocando situações críticas
na área de trânsito. Aqui ainda não há grandes problemas de
congestionamento na circulação, exceto em dias festivos ou horários de
pico. Mas, quanto aos estacionamentos na área central, se notam
problemas crescentes que, com um sistema regulamentado, estas situações
seriam reduzidas. Afora isso, ainda haverá a geração de novos empregos,
através dos profissionais que farão o controle a cobrança das tarifas,
bem como acontecerá a arrecadação de recursos importantes, que podem ser
destinados a inúmeros programas desenvolvidos pelo município nas áreas
sociais. Ainda na legislatura passada, durante exposição realizada em
sessão legislativa, durante uso da Tribuna, o Chefe da 97ª. Ciretran,
Fernando Lopes Ribeiro, comentou sobre a municipalização, a qual está
prevista no Código Nacional de Transito, e o município tem a
responsabilidade de organizar e regulamentar o trânsito, mas para que
isso aconteça, tem de ser de forma gradativa, promovendo um crescimento
contínuo. O Detran – PR realizou um seminário com a presença de
prefeitos e vereadores de todo o estado em outubro de 2011, deixando a
disposição sua estrutura, auxiliando no planejamento e nos convênios com
o sistema nacional de trânsito. A municipalização é viável, pois o
trânsito influencia diretamente no crescimento das cidades e ninguém
melhor que o município para direcionar este crescimento de um modo
consciente. Segundo dados oficiais, com o aumento da frota, os acidentes
evoluíram, se não em números, mas em proporções. Em Prudentópolis, no
ano de 2008 com a frota de 14.685 veículos, foram registrados 126
acidentes, sendo 60 destes com vítimas e uma vítima fatal no local. Já
em 2010 com a frota de 18.129 veículos, foram registrados 100 acidentes,
sendo 48 com vítimas e constatado 2 mortes no local. Fazendo
comparativo com Ponta Grossa que tinha em 2010 uma frota de 140.331
veículos, houve 3.259 acidentes, com 872 com vítima, resultando na morte
de 3 vítimas no local, podemos dizer que nosso trânsito é muito mais
violento de que cidades maiores, pois aqui em 2010 a cada 50 acidentes
tivemos uma morte no trânsito e em Ponta Grossa a cada 1086 acidentes
foi registrado uma morte no trânsito. O trânsito em nosso município é
carente de investimentos, pois a regulamentação de fluxo e
estacionamento deve ser estudada e implantada através de engenharia de
tráfego, identificando as principais vias de acesso, dando preferência a
elas e sinalizando-as de forma eficiente e eficaz, para que esta não
seja a causa de acidentes, que por várias vezes são fatais.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS
IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU
CITAR A FONTE

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.