terça-feira, 6 de outubro de 2020

Justiça suspende licenças ambientais para construção de linhas de transmissão em área de proteção ambiental que passam por Prudentópolis e Ivaí

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: RPC
A Justiça Federal suspendeu as licenças ambientais que foram concedidas a uma empresa responsável pela construção de linhas de transmissão de energia na área de preservação ambiental da Escarpa Devoniana, na região dos Campos Gerais do Paraná.
O projeto é da empresa multinacional Engie, que venceu uma licitação do governo federal em 2017. As linhas vão cruzar 27 municípios do Paraná, em uma extensão de cerca de mil quilômetros. 
Continua depois da publicidade
A decisão é de segunda-feira (5). Na liminar, a Justiça determinou que a empresa não adote medidas que retirem vegetação nativa da Mata Atlântica, principalmente de araucárias, sob pena de multa diária.
Além disso, na decisão, a Justiça citou que as "autorizações para supressão da vegetação jamais poderiam ter sido concedidas" e que o Ibama deveria ter sido ouvido formalmente no procedimento administrativo conduzido pelo Instituto Água e Terra (IAT).
O documento cita que a empresa Gralha Azul Linhas de Transmissão S.A, antiga Engie, é responsável pelo projeto. Apesar disso, Gralha Azul é o nome do projeto executado pela multinacional.
O que dizem os citados
Por meio de nota, o IAT informou que ainda não foi intimado da liminar, mas que vai recorrer da decisão para demonstrar a regularidade no licenciamento. 
A Engie afirmou que não foi intimada de qualquer decisão no processo e que se pronunciará assim que a intimação ocorrer.  
Estudo contesta obra
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apontou uma série de irregularidades no licenciamento. 
Continua depois da publicidade
Segundo o estudo, a construção pode afetar pelo menos 30 comunidades tradicionais, entre indígenas e quilombolas, além de prejudicar o turismo.
Especialistas afirmam ainda que a obra pode derrubar 4 mil araucárias.
A Escarpa Devoniana, que está localizada na transição de relevo entre o primeiro e o segundo planalto paranaense, é chamada assim por causa das rochas de sustentação, que possuem idade devoniana - 400 milhões de anos. 
Em Prudentópolis ela passa na região norte e como também por Ivaí
MATÉRIA RELACIONADA:
Linhas de transmissões que passam por Prudentópolis e Ivaí tem pedido do MP/PR de paralisação por causa da Escarpa Devoniana.
 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.