By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL BEM PARANA – Imagem: Divulgação
Apesar de ser gratuito para políticos e candidatos, o horário
eleitoral no rádio e na televisão vai custar R$ 538 milhões aos
contribuintes brasileiros nas eleições municipais de 2020. O valor se
refere à renúncia fiscal que o governo abre mão em favor de emissoras de
rádio e TV pelo tempo de exibição da propaganda política obrigatória.
Os recursos são abatidos do Imposto de Renda das emissoras. A isenção é
calculada a partir de uma estimativa do que cada emissora receberia de
receita publicitária no espaço reservado à propaganda eleitoral, com
base no faturamento que a empresa teve no horário nos meses anteriores.
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As próprias emissoras apresentam à Receita seus planos comerciais
para o cálculo da renúncia. De acordo com o órgão, “o cálculo da
renúncia é feito utilizando-se a alíquota efetiva do Imposto de Renda
Pessoa Jurídica multiplicada pelo valor declarado pelas emissoras”.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de
Rádio e TV (Abert), Flávio Lara Resende, a renúncia não serve para
ressarcir as emissoras da receita que é perdida. “É uma compensação
fiscal sobre um valor já com desconto”, alega.
Audiência
Segundo a entidade, a propaganda eleitoral acaba
trazendo outros prejuízos às emissoras, como a queda na audiência. “O
programa eleitoral entra no horário nobre e a audiência despenca. O
telespectador vai para outras plataformas, o que causa uma perda não só
no periodo da propaganda política, mas também no restante da
programação”, diz o dirigente.
Segundo informações do Uol, há dois anos, medição do Ibope da
primeira semana da propaganda eleitoral apontou queda na audiência das
emissoras de televisão no país. Na semana anterior ao início do programa
obrigatório, em agosto de 2018, a média no mercado nacional do primeiro
horário, às 13h, foi de 32,7 pontos. Já na primeira semana com a
propaganda, ficou em 24,2 pontos, uma queda de 26%. Cada ponto equivale a
693,7 mil espectadores em todo o Brasil.
Espaço
No horário noturno, das 20h30, a queda em 2018 foi menor
em valores percentuais.
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A semana anterior à estreia da propaganda
política registrou audiência de 50,9 pontos, somadas as cinco emissoras.
Quando o horário eleitoral começou, foi a 39,6, uma queda de 22%.
Naquela eleição, a Receita estimou uma renúncia fiscal de R$ 1 bilhão
para as emissoras em razão da exibição do horário eleitoral, de agosto a
novembro de 2018.
Pela legislação em vigor, as empresas não podem
vender espaço comercial para partidos políticos e candidatos. A Abert
defende que esse veto seja revisto, já que novas mídias, como o
Facebook, estão autorizadas a comercializar anúncios de campanhas
eleitorais.
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