terça-feira, 1 de outubro de 2019

Paratleta paranaense de oito anos é campeã brasileira de Parajiu-Jitsu


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BAND NEWS FM Imagem: Divulgação

Para Eduarda Góes Guardiano, de 8 anos, a luta começou já nos primeiros segundos de vida. Duda, como é conhecida, nasceu sem uma das pernas por conta de uma má formação congênita, e hoje é Campeã Brasileira de Parajiu-Jitsu.
A relação com o esporte começou há pouco mais de um ano e a paratleta já coleciona 10 medalhas. A primeira luta foi em Araucária em uma competição de Jiu-Jitsu para crianças. A mãe de Eduarda, Fátima Cristiane Góes Guardiano, diz que foi emocionante ver a filha no tatame com o primeiro, e favorito, quimono cor-de-rosa.
Continua depois da publicidade
A ideia e o incentivo vieram do professor de Jiu-Jitsu Denis Napolitano. Segundo ele, apesar de ser um esporte que começa em pé, toda a luta acontece no chão, e por isso a limitação da Duda não é um problema.
Atualmente, a Duda treina duas vezes por semana no Ginásio Max Roseman, em São José dos Pinhais, e de acordo com o pai Jean Emerson Guardiano, o esporte foi uma salvação na vida da Eduarda.
No Campeonato Brasileiro de Parajiu-Jitsu, em julho deste ano, a Duda teve contato com outros paratletas. Ela conta que nesse momento percebeu que não estava sozinha no mundo.
A próxima disputa da Duda é no Campeonato Paranaense, que acontece no dia 6 de outubro. O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência foi oficializado em 2005, e a data 21 de setembro simboliza o próximo início da primavera, em uma analogia de que as flores representam a renovação da luta das pessoas com deficiência.
Continua depois da publicidade
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.