quarta-feira, 31 de julho de 2019

Prefeitura emite nota sobre possível fechamento do Asilo de Prudentópolis


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Como relatamos aqui sobre o possível  fechamento do asilo São Vicente de Paulo de Prudentópolis, nesta quarta quem emitiu uma nota sobre o assunto foi a prefeitura. (Ver abaixo).
O impasse seria sobre a diretoria atual com a Sociedade São Vicente de Paulo, onde até já está com um abaixo-assinado para que o Asilo não feche.
Continua depois da publicidade
Confira a nota da prefeitura
A Prefeitura Municipal de Prudentópolis acompanha com preocupação as notícias veiculadas e os rumores relativos à intervenção no Asilo São Vicente de Paulo de Prudentópolis, seus desdobramentos, e as especulações acerca de suas consequencias para o futuro da entidade; solidarizando-se à comunidade na preocupação com os idosos que lá residem, e também com o patrimônio e obra social criada e mantida pelo povo de Prudentópolis ao longo de décadas, com evidente esforço decorrente na maioria das vezes de ações e promoções perante a comunidade e o comércio local.
A Prefeitura Municipal de Prudentópolis como ação governamental através da área de assistência social, mantém com o Asilo um temo de colaboração pelo qual repassa mensalmente a quantia de aproximadamente quinze mil Reais para a manutenção das atividades da referida entidade, ressaltando que este valor equivale hoje a aproximadamente sete vezes o valor repassado quando do início desta gestão. Além disso, as demais Secretarias do Município especialmente a de Saúde e a de Esportes, prestam dentro de suas atividades fim, todo o amparo e suporte possível para atenção aos idosos com vistas à melhoria da qualidade de vida e a manutenção da saúde dos mesmos.
Continua depois da publicidade
Contudo, apesar do repasse de recursos e da preocupação com a situação da entidade; é necessário esclarecer à população que o Asilo é uma entidade de cunho privado, uma associação de pessoas desvinculada do Poder Público e responsável por suas próprias ações e encaminhamentos; sendo assim, a vinculação do Asilo São Vicente de Paulo de Prudentópolis à Sociedade de São Vicente de Paulo; responsável pela intervenção realizada; é fruto de decisão tomada pelo próprio Asilo através de suas diretorias ao longo dos tempos; decisões estas das quais não participaram nem o Município de Prudentopolis nem os atuais gestores públicos municipais.
Não cabe ao Município adentrar ao mérito dos motivos e da legalidade da conduta da Sociedade São Vicente de Paulo ao interferir na gestão local do Asilo São Vicente de Paulo de Prudentópolis, posto a relação privada destas duas entidades, firmadas por atos praticados por suas diretorias como já dito, ao longo do tempo.
Deste modo resta esclarecido que ao contrário do veiculado publicamente em redes sociais por pessoas da comunidade, inclusive de notório conhecimento e respeitável currículo nos feitos pelo povo prudentopolitano; as ações para solução da questão não estão ao alcance, inclusive do ponto de vista jurídico, das autoridades locais constituídas; mas sim dos eventuais associados da entidade privada em questão. Somente os associados do Asilo podem questionar a legalidade e a validade dos atos praticados quando da intervenção, assim como zelar pela guarda e pela boa destinação do patrimônio e dos recursos do Asilo para a finalidade para o qual o mesmo foi criado.
A Prefeitura Municipal de Prudentópolis e seus gestores não se omitirão em relação a eventuais condutas institucionais que eventualmente tenham que ser tomadas; frisando uma vez mais a preocupação com a vida dos idosos que residem no Asilo; assim como com a situação da entidade e com o patrimônio e a obra social que pertencem exclusivamente ao povo prudentopolitano; em relação à qual não se pode admitir eventual oportunismo ou intenção de proveito diverso da finalidade para o qual fora criado.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Um comentário:

  1. frisando uma vez mais a preocupação com a vida dos idosos que residem no Asilo; assim como com a situação da entidade e com o patrimônio e a obra social que pertencem exclusivamente ao povo prudentopolitano; em relação à qual não se pode admitir eventual oportunismo ou intenção de proveito diverso da finalidade para o qual fora criado.Se é um patrimônio dp povo de Prudentópolis os associados bem como as autoridades devem interferir nesta intervenção
    Ademir de souza

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.