By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PROCON – Imagem: Divulgação
A
Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, através do
Procon-PR, e a Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon realizarão,
entre os dias 16 e 30 de maio de 2016, um mutirão online de renegociação
de dívidas.
Para
celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta
entre a Procon-PR, Senacon, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e
Serasa permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI)
solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras
sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.
Para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br,
entre os dias 16 e 30 de maio e fazer o registro para receber um login e
senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira
cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após
finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para
apresentar uma resposta.
De
acordo com Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, no momento do
preenchimento do registro, é importante que o consumidor informe
corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados
facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições
financeiras participantes.
Terminado
o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de até 20
dias para avaliar o atendimento recebido, o que é fundamental, avalia
Claudia.
Além
de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para
oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como
um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e
fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do
superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.
Assim,
durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a
renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais
educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é
o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.
Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento
Ainda
na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um
serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas
empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa
Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br)
e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos
débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas
participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma
página.
Ao
escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e
os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para
renegociar. As
micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período
da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de
finanças e indicação de cursos de educação financeira.
Antes
de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Alguns empresários
acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e essa
iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças
pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa disponibiliza
gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas.Confira aqui as empresas.
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