domingo, 29 de maio de 2016

Hamilton vence prova agitada em Mônaco e volta à briga pelo Mundial



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: GAZETA ESPORTIVA Imagem: Divulgação


O britânico Lewis Hamilton conseguiu vencer sua primeira corrida no ano. O tricampeão conquistou o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, uma prova marcada por mudanças climáticas, alterações nas estratégias de corrida, e diversos acidentes, neste domingo, e se recolocou na briga pelo Mundial.
Sob chuva, Hamilton largou na terceira colocação em Monte Carlo e conseguiu a vitória com uma parada a menos do que a maioria de seus rivais. Ele permaneceu com pneus para pista molhada até que fosse possível trocar diretamente para os de asfalto seco – os outros colocaram compostos intermediários antes de passar aos comuns.
O britânico ainda contou com a sorte em um raro erro da equipe Red Bull, que não tinha preparados os pneus para um pit-stop de Daniel Ricciardo. O australiano largou na pole e liderou o primeiro trecho de prova, mas recebeu a bandeira quadriculada em segundo. Sergio Pérez levou a Force India ao pódio em grande prova.
O alemão Sebastian Vettel foi o quarto, seguido por Fernando Alonso, Nico Hulkenberg e Nico Rosberg. Carlos Sainz Jr., Jenson Button e o brasileiro Felipe Massa fecharam a zona de pontuação. Felipe Nasr abandonou depois de acidente com o sueco Marcus Ericsson, seu companheiro de equipe.
É a segunda vez que Hamilton conquista o GP de Mônaco. A primeira foi em 2008, ano em que conquistou seu primeiro Mundial, também largando da terceira colocação e sob chuva. Na ocasião, o pole position e favorito a subir ao lugar mais alto do pódio era o brasileiro Felipe Massa.
A vitória neste domingo, a primeira na temporada, deixa Lewis Hamilton na segunda colocação do Mundial com 82 pontos, 24 a menos do que Rosberg, seu companheiro de equipe na Mercedes. Ricciardo é o terceiro com 66. Massa soma 37. A próxima etapa do calendário é o GP do Canadá, em Montreal, em 12 de junho.
A provaA corrida em Monte Carlo começou sob chuva e com os pilotos rodando atrás do safety car pelo apertado circuito de rua do principado. O carro de segurança retornou aos boxes ao fim da sétima volta, finalmente liberando os competidores para brigar por posições.
Daniel Ricciardo não teve problemas para sustentar a ponta do pelotão, deixando Nico Rosberg e Lewis Hamilton disputando a segunda posição. Mas os pilotos tiveram poucos segundos de emoção antes do britânico Jolyon Palmer perder o controle de sua Renault e acertar o muro, causando a adoção do safety car virtual.
Os pilotos só voltaram a acelerar livremente no fim do décimo giro, quando foi reiniciada a briga entre os pilotos da Mercedes pela segunda colocação. A chuva em Mônaco continuou fazendo vítimas. O finlandês Kimi Raikkonen bateu de frente, perdeu a asa dianteira e tentou levar seu carro aos boxes, mas foi obrigado a abandonar.
Ricciardo aproveitou a chance de andar na frente e foi abrindo vantagem sobre o pelotão, limitado pelo ritmo lento de Rosberg. Sebastian Vettel arriscou e foi aos boxes no 14º giro para colocar pneus intermediários – repetindo estratégia adotada previamente por pilotos da parte de trás da classificação.
Na 16ª volta, Rosberg, com claros problemas de rendimento, atendeu ordem da equipe Mercedes e deixou Hamilton assumir a segunda colocação para iniciar a perseguição ao australiano da Red Bull. Em só três voltas, o britânico abriu mais de 8s de frente para o companheiro de time.
Ricciardo foi aos boxes no 23º giro, finalmente adotando pneus intermediários, e retornou à pista atrás apenas de Hamilton. O australiano logo se aproximou do piloto da Mercedes, que se manteve com os pneus para asfalto molhado, mas começou a sofrer com a falta de pontos de ultrapassagem em Mônaco.
O britânico tricampeão mundial adotou estratégia agressiva e foi aos boxes só na 31ª volta para colocar pneus ultramacios para pista seca e assim economizar uma parada. A considerável melhora do asfalto fez com que Ricciardo fizesse outro pit-stop já na volta seguinte, o que seria suficiente para o australiano ficar com a ponta se a Red Bull não tivesse errado.
Quando o australiano parou, o time ainda não estava com todos os pneus prontos para a troca. O piloto teve que esperar e acabou voltando à pista, com compostos supermacios, pouco atrás de Hamilton. No 35º giro, foi a vez de Verstappen bater e causar a adoção do safety car virtual.
Ricciardo quase conseguiu aproveitar um erro do rival para assumir a liderança, na retomada da disputa, mas uma manobra agressiva de defesa do britânico impediu mudanças na classificação.
Felipe Nasr e o sueco Marcus Ericsson, seu companheiro da equipe Sauber, se chocaram na 50ª volta, quando o europeu tentou manobra arriscada para ultrapassar o brasileiro. Na volta anterior, o time tinha mandado o piloto nacional abrir passagem para o companheiro, mas ele não obedeceu.
Mesmo com pneus ultramacios, que se degradariam mais rapidamente, Hamilton conseguiu se manter na primeira colocação, resistindo a ataques esporádicos de Ricciardo. Os pilotos chegaram a ficar bem próximos novamente por causa do safety car virtual, adotado depois de um pedaço de plástico cair na pista, mas o australiano não conseguiu ameaçar o britânico.
Veja o resultado do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1:
1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
3: Sergio Pérez (MEX/Force India)
4: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
5: Fernando Alonso (ESP/McLaren)
6: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
7: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
8: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
9: Jenson Button (ING/McLaren)
10: Felipe Massa (BRA/Williams)
11: Esteban Gutiérrez (MEX/Haas)
12: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
13: Pascal Wehrlein (ALE/Manor)
14: Romain Grosjean (FRA/Haas)
15: Rio Haryanto (INA/Manor)
Não completaram:
Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
Felipe Nasr (BRA/Sauber)
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Kevin Magnussen (DIN/Renault)
Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
Jolyon Palmer (ING/Renault)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.