quarta-feira, 25 de maio de 2016

Ministro da Educação recebe Alexandre Frota e líder de protestos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação


O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu na tarde desta quarta-feira (25) ativistas ligados ao movimento Revoltados Online, que afirmaram ter apresentado pauta de reivindicações sobre educação, entre elas a defesa de projetos de lei que buscam evitar “doutrinação ou assédio ideológico” de alunos por parte de professores.
Participaram do encontro o ator Alexandre Frota e o ex-pastor Marcello Reis, fundador do Revoltados Online e um dos líderes de atos pró-impeachment. 
De acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC), a pauta do encontro não foi divulgada. O encontro não estava na agenda oficial do ministro e foi divulgado nas redes sociais pelos participantes.  
Escola sem partido
Um dos temas do encontro, segundo vídeo divulgado pelos ativistas, foram os projetos de lei que buscam evitar "doutrinação" em sala de aula. Levantamento do G1 apontou, em abril, que além da lei recentemente aprovada em Alagoas , quatro estados e Distrito Federal avaliam projetos sobre o tema.
Na gestão anterior do ministério, o ex-ministro Aloisio Mercadante afirmou concordar com especialistas que criticam o teor dos projetos de lei. O MEC chegou a enviar à Advocacia-Geral da União (AGU) argumentos contrários à lei que instituiu o programa Escola Livre em Alagoas. Para o MEC, a lei é inconstitucional .
Não discrimino
O ministro Mendonça Filho divulgou nota rebatendo a polêmica causada pelo encontro.
"Com relação à polêmica quanto ao fato do ministro da Educação, Mendonça Filho, ter recebido o ator Alexandre Frota, numa visita de cortesia, informamos que ele tem como prática atender às solicitações de audiência, assim como dar retorno aos contatos recebidos. O ator Alexandre Frota está em Brasília e ligou para fazer uma visita de cortesia. O ministro o recebeu entre uma audiência e outra.
“Não discrimino ninguém, porque respeito a liberdade de cada pessoa fazer suas escolhas de vida. Conheci Frota no movimento pró impeachment, assim como, o pessoal do Revoltados On Line. Não vejo problema em recebê-los para uma visita”, afirmou.
Neste primeiros dias no Ministério, o ministro teve uma extensa agenda para tratar de temas diversos: recebeu o ministro da Saúde, Ricardo de Barros, o prefeito de Salvador, ACM Neto, educadores para discutir ensino técnico, básico, superior e Enem. Além disso, abriu sua agenda para visitas de cortesia de amigos, personalidade e artistas como o forrozeiro Alcimar Monteiro, o ator Odilon Vagner e o produtor do Festival de Cinema do Recife, Alfredo Bertini", afirmou o ministro em nota em seu perfil no Facebook.
Em entrevista coletiva nesta tarde, Mendonça Filho disse que não houve nenhum pedido e nem firmou compromissos com o grupo.
Agenda extraordinária 
Em seu perfil no Instagram, Frota postou foto do encontro. "Estive com o Ministro da Educação hoje, e pude colocar algumas ideias para ajudar um país que eu amo", escreveu o ator. Em um dos vídeos do grupo no Facebook, Frota disse ter conseguido a audiência extraordinária.
Também participou do encontro Marcello Reis, fundador do Revoltados Online. O ex-pastor afirma ser representante de um grupo "suprapartidário" que, desde 2013, pedia o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O grupo também defende o fim das urnas eletrônicas.
Integrante do Revoltados Online, a procuradora Beatriz Kicis participou da audiência e defendeu "urgência" em ações contra o que chama de doutrinação em sala de aula. "Deixamos muito claro para ele que todos os brasileiros que foram às ruas apoiam o Projeto Escola Sem Partido, porque é para a gente exatamente tirar a doutrinação ideológica nas escolas", disse Beatriz. 


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.