quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Falta de apoio financeiro pode impedir retorno do Iraty



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: TV Leão Comercial

O Iraty Sport Club não deve disputar o Campeonato Paranaense Sub-19, que tem início previsto para o mês de março. A falta de apoio financeiro de empresários inviabilizou a continuidade do projeto lançado no fim do mês de setembro de 2014, que visava à retomada das atividades do futebol profissional do “Azulão”.
Contratado para atuar como coordenador técnico do Iraty, Play de Freitas, deixou o cargo em meados do mês de dezembro e assumiu o comando do Comercial/SP, que irá disputar a segunda divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Segundo informações repassadas a reportagem da Najuá, a “Ação Entre Amigos do Iraty Sport Club” como foi chamado o programa de sócio torcedor, que tinha o objetivo de angariar recursos para manutenção do clube teve baixa adesão da comunidade. A diretoria teria arrecadado somente a quantia de R$ 1.600.
Como o projeto não “emplacou”, Play resolveu seguir a carreira de treinador de futebol. “Infelizmente o projeto nosso do Iraty não deu certo e não vingou porque não encontramos apoio da cidade, dos torcedores e dos empresários locais, nós tivemos muitas dificuldades”, comentou o atual treinador do Comercial.
Play comemora a oportunidade de comandar uma equipe de tradição no cenário do futebol paulista e espera que seu novo clube consiga uma vaga na primeira divisão em 2016. “Trabalhei quase três meses buscando patrocínios e pessoas para ajudar a montar uma equipe e recomeçar novamente, mas diante da dificuldade tinha que buscar iniciativa de procurar outras coisas porque temos contas para pagar e temos família para cuidar. O Comercial é um clube que tem uma camisa muito forte e está oferecendo um campo de trabalho muito bom para que a gente faça um bom campeonato na Série A-2. Com isso acabei dando um tempo no projeto de Iraty”, revela.
No período que permaneceu no Iraty, Play comandou uma peneirada que atraiu vários jovens da região Centro-Sul, que observavam a oportunidade como uma chance de se tornar jogador profissional. Cerca de 180 jovens participaram da peneirada e 46 foram selecionados para iniciar os treinamentos visando o Campeonato Paranaense Sub-19. Play conta que a preparação teve início em dezembro com a disputa de um jogo-treino contra um time de Curitiba. Porém, o projeto foi interrompido por falta de aporte financeiro.
“Os jogadores se portavam muito bem e a gente só estava esperando que as indústrias, os empresários e os torcedores pudessem nos ajudar, mas foi muito pouca gente, que demonstrou interesse. Diante disso demos um tempo para esse projeto. Se amanhã ou depois aparecer alguém que queira retomar ou recomeçar ainda há tempo porque o campeonato Sub-19 começa em março, ou seja, ainda temos dois meses para o início da competição. Temos jogadores selecionados e se aparecer alguém pode ser que dê tempo ainda”, afirma.
O ex-coordenador técnico do Iraty alerta que a situação financeira do clube preocupa. Segundo Play, o clube precisa quitar algumas dívidas com a Federação Paranaense de Futebol (FPF). “Tem taxas para pagar e a anuidade na Federação. Estamos devendo 2014 e tem que pagar 2015. Algumas coisas dificultam bastante esse retorno. Não posso aguardar apenas isso. Por isso, aceitei dirigir o Comercial e dar sequência a carreira”.
Novo clube
Play também comentou sobre os objetivos em seu novo clube. O treinador disse que a equipe está realizando a pré-temporada e estreia no Campeonato Paulista no próximo sábado, dia 31, contra o Novorizontino, fora de casa.
“Contratamos alguns jogadores de qualidade e estamos esperando começar o campeonato. Dia 31 temos a estreia contra o Novorizontino, uma equipe bem formada neste período e nós vamos ter dificuldades, mas o Comercial também tem sua formação, a direção está dando bastante apoio para que possamos trabalhar e esperamos fazer um bom campeonato na Série A-2. Se possível subir a primeira divisão novamente”.
O Comercial já realizou três jogos-treinos na preparação para o Campeonato Paulista. Até agora, o clube conseguiu duas vitórias contra Inter de Limeira (2 a 0) e Barretos/SP (2 a 1) e empatou contra o Uberlândia/MG (1 a 1).
Play de Freitas já trabalhou em vários clubes do interior de São Paulo, como América, Monte Azul, Rio Preto, Marília, União São João e Mirassol. O treinador também já comandou o Vilhena/RO, ADAP/PR, Icasa/ /CE, Avaí e o próprio Iraty Sport Club.
Play avalia que o “Paulistão” da Série A-2 está entre os seis campeonatos regionais mais difíceis do País. O treinador diz que entre as 20 equipes que irão disputar o campeonato estão clubes de tradição no País, caso do São Caetano, por exemplo, que já foi vice-campeão da Copa Libertadores da América. Outros times de destaque na competição são: Guarani, Atlético Sorocaba, Ferroviária, Santo André, Rio Branco, Paulista, Oeste, Mirassol, Matonense e Guaratinguetá, que já disputaram a primeira divisão do Campeonato Paulista.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.