segunda-feira, 16 de maio de 2011

Santos é BI Paulista


Chuva com sabor de título paulista. É o que levaram os santistas neste domingo de vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, na Vila Belmiro, com gols de Arouca e Neymar. Logo o volante santista, que nunca havia marcado, é que abriu o marcador, ampliado por Neymar em outra tarde inspiradíssima. Assim, a galeria de conquistas estaduais do Santos já tem seu 19º troféu, o segundo conquistado em dois anos.
Com uma superioridade muito grande apesar da ausência de Paulo Henrique Ganso, o Santos construiu a vitória com melhor futebol desde o início. Mesmo nos momentos em que o Corinthians é que parecia ter o controle do jogo, os santistas ficavam atrás bem posicionados e depois chegavam com mais facilidade. Principalmente com Neymar, que absorveu a ausência de seu fiel escudeiro para erguer mais uma taça - a segunda dele no ano após o Sul-Americano Sub-20.
A do Campeonato Paulista de 2011 ratifica a condição da terceira geração de Meninos da Vila em conquistar títulos. Depois da dobradinha de Paulista e Copa do Brasil no último ano, Neymar e Ganso se juntaram mais uma vez a nomes experientes, como os rodados Léo e Elano, remanescentes do time de Diego e Robinho que encantou em 2002, 2003 e 2004. Mas também do capitão Edu Dracena e seu parceiro inseparável Durval, do goleiro revelação Rafael, do herói Arouca e tantos guerreiros.
E depois de perder Dorival Júnior e desperdiçar meses e meses de procura, o Santos também tem novamente um treinador com história e que se ajusta ao DNA santista. Muricy Ramalho enfim reconquistou o Campeonato Paulista que não vencia desde 2004, quando chegou ao topo com o São Caetano, e colocou fim à história de falhar em mata-matas. Muricy ensinou ao ofensivo time alvinegro a receita para se defender, e assim avançou diante de Ponte Preta, São Paulo e Corinthians tendo sofrido apenas um gol.
Agora, o Santos se volta para um compromisso ainda mais valioso. Já na quarta-feira, vai até o Pacaembu para confirmar a vaga nas semifinais da Copa Libertadores diante do Once Caldas. Voltar a conquistar a América é um desafio de todos na Vila Belmiro, mas especialmente dos garotos Neymar e Ganso e também de Muricy Ramalho, atrás do principal troféu continental, ainda ausente em sua galeria repleta de grandes façanhas.
O Corinthians, apesar dos dois gols sofridos, termina o Campeonato Paulista com seu melhor desempenho defensivo do século, com 16 gols levados em 23 jogos, média de 0.69 gol por jogo. Um pequeno consolo para uma equipe que se reergueu de um dos maiores vexames de sua história - a eliminação frente ao Tolima ainda na fase preliminar da Copa Libertadores - para caminhar até a decisão contra o Santos.
Tite deve ser mantido no cargo e provavelmente ganhará reforços importantes para tentar a sorte no Campeonato Brasileiro que tem início já no próximo sábado. O primeiro deles e já confirmado é o meia Alex, ex-Spartak de Moscou e Internacional. Nomes novos serão fundamentais para tentar fazer um time mais forte, já que a decisão diante dos santistas escancarou limitações do vice-campeão.
Santos 2 x 1 Corinthians
Gols
Santos: Arouca, aos 16min do 1º tempo, Neymar, aos 38min do 2º tempo
Corinthians: Morais, aos 41min do 2º tempo
Santos
Rafael; Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano; Elano e Arouca; Alan Patrick (Possebon); Neymar e Zé Eduardo
Treinador: Muricy Ramalho
Corinthians
Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho (Ramírez) e Ralf; Dentinho (Willian), Bruno César (Morais) e Jorge Henrique; Liedson
Treinador: Tite
Cartões amarelos
Santos: Elano, Pará, Neymar
Corinthians: Chicão, Fábio Santos, Liedson
Árbitro
Luiz Flávio de Oliveira
Local
Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público e renda
14.322 pagantes / R$ 745.610,00
Texto: TerraEsporte – foto: TerraEsporte
Programa Intervalo no Esporte (18:00 as 19:00 hrs) – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.