sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O perfil do falecido padre Basilinho, que foi padre em Prudentópolis


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: OSBM Imagem: Divulgação

O Pe. Basilio Orestes Cembalista, OSBM (Pe. Basilinho), faleceu no dia 30/11/18, no Hospital São Vicente de Paula, em Mafra - SC, com 77 anos de idade, em decorrência de AVC.
Como ele atuou por muito tempo em Prudentópolis e vamos relatar o seu perfil, todo seu trabalho como padre.
Confira:
Nasceu no dia 15 de julho de 1941 na localidade de Iracema, município de Itaiópolis, Estado de Santa Catarina. Filho de Severo Cembalista e de Sofia Maxemovicz Cembalista. Tinha 8 irmãos: Alvino (in memorian), Antônio, Otávio, Hilário, Mario, Irio (in memórian), João (in memórian) e José (in memórian). Entre 1949 e 1954 realizou os estudos primários em Iracema. Entre 1955 e 1957 cursou o ensino fundamental no Seminário São José em Prudentópolis.
Continua depois da publicidade 
No dia 19 de janeiro de 1958 foi admitido no Noviciado dos Padres Basilianos em Ivaí onde permaneceu por dois anos realizando o postulando e Noviciado na Ordem Basiliana, sob orientação do Mestre Pe. Doroteu Shymchiy. Professou os primeiros votos no dia 30 de janeiro de 1960. Entre os anos 1960 e 1962 cursou o Ensino Médio em Ivaí – PR. Entre 1963 e 1965 cursou filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos em Curitiba. Entre 1965 e 1966 cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália. Foi ordenado diácono no dia 15 de outubro de 1969 em Roma; foi ordenado sacerdote no dia 07 de dezembro de 1969 na Paróquia Sagrada Família, em Iracema. No início de 1970 foi coadjutor e professor do Seminário São José em Prudentópolis. No mesmo ano foi para São Paulo onde até 1976 foi Pároco na Paróquia Imaculada Conceição. Entre 1970 e 1974 cursou jornalismo, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Em 1977 retornou para Prudentópolis. Entre 1977 e 1982 foi coadjutor, secretário e tesoureiro provincial, e diretor do Jornal Prácia e da Revista Missionário. Entre 1983 e 1989 foi Pároco da Paróquia São Josafat em Prudentópolis. Entre 1987 e 1989, juntamente com um grupo de paroquianos, fundaram a Rádio Copas Verdes, na qual era sócio-proprietário até os dias atuais. Durante o seu ministério sacerdotal teve muitas iniciativas e realizações, entre outras:
Continua depois da publicidade
– Subotna Shkola
– Praça Ucrânia (Tarás Schevtchenko)
– Rádio Copas Verdes – Terço pela rádio todos os dias.
– Ampliação da Gráfica Prudentópolis
– Parque São Valdomiro
– Apoio ao Grupo Folcórico “Vesselka”
– Apoio ao Comitê Pró-Terra, realizado pelo Pe. Pedro Baltzar.
– Romarias em Iracema, juntamente com o Pe. Marciano Pensak
– Melhoramento da Via-Sacra em Iracema.
Entre 1989 e 2016 (por 29 anos) trabalhou em Toronto, Canadá como pároco, coadjutor e redator das Revistas Magazine e Svitlo. Ao retornar ao Brasil residiu na Paróquia Sagrada Família em Iracema, onde fez um importante trabalho de restauro do “Monte Claro” (morro do calvário, da via sacra, onde queimou a Igreja e o Mosteiro dos Padres Basilianos num incêndio em 1955 e que agora são realizadas as romarias penitenciais no 3º domingo da quaresma).
Padre Basílio, vá viver face a face com o Mestre Divino a quem você amou e serviu por toda a vida. Vá usufruir da companhia de Maria, a mãe de Jesus e nossa. Esta Maria que o socorreu nas horas de dificuldades ou nos instantes de tristeza.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.