terça-feira, 4 de setembro de 2018

Com ajuda da natação, menino que nasceu prematuro começa a caminhar aos 7 anos em Guarapuava


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: GMAIS NOTICIAS Imagem: Divulgação

A história do pequeno Silvio já comoveu e emocionou muita gente. Mas, há poucos dias, esse milagre da vida, com a ajuda da natação, surpreendeu a todos e começou a andar sozinho, aos 7 anos.
Silvio Gabriel Vonreyn nasceu no dia 22 de julho de 2.011. Os pais foram surpreendidos pela vida e ele nasceu entre a 24ª e a 26ª semana de gestação. De acordo com Suély Santana, mãe do Silvio, ele foi fruto de uma gravidez planejada por três anos. Porém, a vida pregou uma peça em Suély e Evandro Vonreyn, que passaram por situações complicadas, envolvendo acidentes de caminhão e carro.
Todo o drama vivido pelo casal fez com que Silvio nascesse prematuro, com 38 centímetros e 1,415 quilo. Todas as dificuldades de Silvio foram se acentuando após o seu nascimento.
Os médicos já davam como certa a partida da criança, que tinha apenas 1% de chances de sobreviver. “Tudo o que se pode imaginar de doenças em bebês prematuros, o Silvio teve. Ele teve que ser reanimado pela equipe médica quando nasceu e nós só conseguimos pegá-lo pela primeira vez no colo após 15 dias”, conta emocionada a mãe.
O 16º dia de vida do Silvio foi o mais traumático para a família.
Continua depois da publicidade 
Durante todo o dia ele teve várias paradas respiratórias. A mãe foi acordada durante a madrugada para ser comunicada da situação do menino, que dificilmente resistiria.
“Quando o médico estava no telefone, me comunicando do óbito do Silvio, ele mexeu o pé. Ele recebeu a primeira transfusão de sangue e a situação  foi se agravando, com os órgãos parando de funcionar. Ele estava dependendo 100% do oxigênio. Tivemos uma reunião com a junta médica, com os três pediatras responsáveis pela UTI e já sido feito todo o possível. Ele chegou a pesar 600 gramas”, relata a mãe.
A notícia que ninguém queria estava sendo dada: os pais teriam uma hora pra se despedir do Silvio, antes de serem desligados os aparelhos. “Quando fui pra casa comecei a orar e implorar a Deus por uma chance de vida ao meu pequeno Silvio. Eu disse a Deus que queria ele comigo, não importasse como, mas eu queria”, conta Suély.
Às pressas, Silvio foi batizado ainda no hospital. “O combinado era de que no dia seguinte após o batismo, os aparelhos seriam desligados. Naquela noite, por volta das 20h, o médico me ligou chorando, dizendo que ele estava melhorando a cada hora. Todos no hospital estavam emocionados. Deus me atendeu”, afirma a mãe.
CAMINHO DURO
No dia 17 de agosto de 2.011 Silvio começou a mamar no peito e alguns dias depois foi pro médio risco. “No dia 7 de setembro eu implorei pra levar ele pra casa. Assumi todos os riscos com o médico e o levei. Ele passou três meses isolado em casa, devido à baixa imunidade.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso tudo aconteceu, nós falimos financeiramente. Foi muito investimento, mas sempre acreditamos que ele seria o nosso motivo de vida. Com um ano ele ainda não sentava e, em Guarapuava, ele foi diagnosticado com deficiência mental. Por dois anos ele foi pra Apae. Na escola ficou constatado que ele não tinha retardo, ele tinha seqüelas de coordenação motora por ter nascido prematuro. A Apae foi muito importante para ele”, conta a mãe.
HERÓI
Recentemente o pai do Silvio, que é motorista da Pérola do Oeste, ficou conhecido em Guarapuava por desviar o trajeto do ônibus que dirigia para levar uma criança que estava passando mal no coletivo para atendimento. “Pensei muito no meu filho. Fiz aquilo porque sei o que os pais daquela criança estavam passando”, explica Evandro.
NATAÇÃO
Aos cinco anos, um grupo de amigos apresentou os pais de Silvio aos responsáveis pela Primeiro Estilo Natação e ele começou a praticar o esporte. “Os exercícios na água fizeram com ele melhorasse física e mentalmente, pois ele passou a ser mais calmo”, explica a mãe.
Na Primeiro Estilo, Silvio passou a ser o xodó dos freqüentadores, com quem fez amizade fácil.
Há poucos dias, Silvio, que caminhava com o auxílio dos pais, deu os primeiros passos sozinho. “Ele agora já anda sozinho e temos certeza que a natação foi a responsável por tudo isso que está acontecendo na vida dele”, afirma Suély.
Quer conhecer o Silvio, que é um milagre da vida? Vá até a Primeiro Estilo Natação, e veja o bem que este esporte faz.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.