By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 – Imagem: Divulgação
A Volkswagen foi
condenada, em 1ª instância, a pagar um total de R$ 1,09 bilhão de
indenização aos 17.057 proprietários das picapes Amarok no Brasil que
estão envolvidas na fraude de emissão de poluentes, conhecida pelo termo
"dieselgate".
A decisão foi do juiz Alexandre Mesquita, da 1ª Vara Empresarial do Rio
de Janeiro, que determinou pagamento de R$ 54 mil por danos materiais e
R$ 10 mil por danos morais a cada dono dos veículos afetados.
Além disso, a Volkswagen deverá pagar R$ 1 milhão por dano moral
coletivo à sociedade brasileira - uma medida de "caráter pedagógico e
punitivo", segundo a decisão.
Procurada pelo G1, a montadora disse nesta terça-feira (19) que vai recorrer da decisão judicial, que "considera incorreta".
A ação coletiva foi movida pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (Abradecont).
A indenização total de R$ 1,092 bilhão (sem contar os juros) é muito maior que a multa máxima de R$ 50 milhões estipulada pelo Ibama por infração ambiental em 2015, quando o escândalo surgiu.
O que é o 'dieselgate'?
O escândalo dos motores a diesel da Volkswagen, que poluem acima do permitido, completou 2 anos na última segunda (18).
Após a acusação do governo dos EUA, a Volkswagen assumiu que 11 milhões de veículos
em todo o mundo tinham um software fraudulento, que reduzia as emissões
de poluentes durante testes de laboratório e liberava no uso normal.
No Brasil, 17 mil unidades da picape Amarok a diesel também foram envolvidas. A fabricante trava uma batalha jurídica com autoridades brasileiras para tentar convencer que o software não estava ativo no país.
Mas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) confrontou a informação, em março último, e manteve a multa de R$ 50 milhões.
"Portanto, os carros envolvidos atendem a legislação brasileira mesmo
antes dos referidos softwares serem removidos destes carros", completou.
A situação foi citada na decisão judicial:
O recall das 17 mil unidades da Amarok só foi anunciado depois de uma determinação do Ibama.,
após testes feitos pela Companhia Ambiental Do Estado de São Paulo
(Cetesb), que apontaram que o dispositivo estava ativo no Brasil.
Segundo a Cetesb, se não fosse pela ação do dispositivo fraudulento, as
emissões de óxidos de nitrogênio superariam o limite regulamentado e a
picape teria sido reprovada nos testes de homologação para venda.
Veja os chassis envolvidos no recall:
- Amarok 2011 - BA000257 até BA000338
- Amarok 2011 - B8000200 até B8082605
- Amarok 2012 - CA001950 a CA026145
A decisão da 1ª vara empresarial do Rio de Janeiro também condena a
Volkswagen a comprovar quais modelos estão equipados com o dispositivo
manipulador e quais não estão, sob pena de multa diária de R$ 50 mil a
partir da intimação.
Até agora, o grupo se comprometeu a pagar mais de US$ 20 bilhões em multas e compensações por prejuízos com a fraude nos EUA. A empresa é processada em diversos países.
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