sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cooperativa de PG irá prestar assistência para produtores de Guamiranga



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A Cooperativa Agroindustrial dos Agricultores Familiares do Centro-Sul (Coafag), a Coopagricola (Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa Ltda) e a prefeitura de Guamiranga assinaram um termo de compromisso que irá garantir assistência técnica, além da compra e venda de produtos, como feijão, trigo e soja, dos agricultores familiares. A cerimônia foi realizada no Centro de Treinamento de Agricultores (CTA), manhã desta quinta-feira, 25.
O diretor presidente da Coopagricola, Gabriel Nadal, diz que o objetivo da parceria é fazer com que o produtor obtenha maior produtividade com menor custo. Para que isso aconteça, Nadal enfatiza que os agricultores precisam saber identificar os defensivos necessários e adequados para cada tipo de cultura.
“Nós trazemos também uma comercialização, uma recepção de grãos, para poder organizar a parte agrícola e dar apoio aos agricultores, porque a gente percebe que eles estão bastante dispersos. Nós sentimos também um grande apoio das autoridades, dos líderes das comunidades, um grande apoio para que a Coopagricola possa trabalhar na região de Guamiranga”, enfatiza o diretor presidente da Coopagricola.
Para a prefeita de Guamiranga, Telma Fenker (PSDB), a parceria visa capacitar os agricultores. Ele cita os benefícios para o município, que é essencialmente agrícola. “Nós propusemos a trazer benefícios para nossa gente e nossa população. Este é mais um passo nesta direção. Nosso município é jovem, claro que no começo tudo é difícil, mas agora estamos andando junto com parcerias como essa, que vai trazer melhor distribuição de renda para nossa população e o crescimento da nossa população”, destacou a prefeita.
O diretor presidente da Coopagricola diz que dependendo da adesão dos produtores rurais, o município de Guamiranga poderá ter uma unidade própria de recebimento de grãos, para atender melhor os seus cooperados. Na área operacional a Coopagricola possui quatro unidades de recepção, padronização e armazenagens de grãos localizados nos municípios de Ponta Grossa, Ivaí, Ipiranga e Palmeira, com estrutura funcional e física focada na qualidade dos produtos e serviços.
“O trabalho inicia com os produtores se associando a Coopagricola. Prestamos atendimento com um programa da cultura de milho, soja ou feijão para poder pegar um financiamento no banco. A cooperativa também acompanha dando a assistência técnica para que o produtor possa produzir e produzir bem. Posteriormente estaremos recebendo a produção, ou seja, prestando serviço completo ao agricultor, todo o resultado é repassado ao agricultor, cobrando somente o serviço”, explica Nadal.
Confira as entrevistas:
Telma Fenker
Ouça aqui a entrevista
Gabriel Nadal
Ouça aqui a entrevista

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.