By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Carolina Filipaki (Irati IN) – Imagem: Aluizio Santos
Além dos moradores da região, participaram do encontro os prefeitos de Irati, Odilon Burgath, e de Prudentópolis, Gilvan Agibert, além de secretários municipais das duas cidades.
De acordo com o vice-prefeito de Irati, Renato Berger, a necessidade de discussão das divisas surgiu depois de várias reivindicações de moradores destas comunidades. “Moradores alegam que devido a esta situação as comunidades muitas vezes ficam sem atendimento, pois há dificuldade de determinar as responsabilidades que cabem a cada prefeitura”, observa Berger.
Nestas comunidades existem terrenos que estão registrados em Irati e outros em Prudentópolis. Segundo o prefeito de Prudentópolis, a polêmica surgiu depois que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou nova demarcação nas divisas sem aviso prévio aos municípios. Segundo Gilvan, na época uma comissão foi instaurada para analisar a mudança.
Segundo demarcação do IBGE, as comunidades pertencem a Irati, conforme Renato Berger apontou exibindo o mapa do IBGE que confirma a demarcação. A administração de Prudentópolis contesta a informação, alegando que existe um documento do ITCG (Instituto de Terras Cartografia e Geociências), registrado em 1951 que, segundo interpretação da comissão criada pela cidade, diverge das demarcações feitas pelo IBGE.
Decidiu-se que uma nova reunião será realizada com os órgãos responsáveis pela demarcação das divisas dos municípios em questão, responsáveis técnicos e gestores municipais dos dois municípios para que seja definida a divisa dos municípios de Irati e Prudentópolis. “Vamos buscar uma solução para que os moradores sejam bem atendidos e possam recorrer à administração que for responsável pelo local”, afirmou Berger.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS
Meu! Eles tem que se preocupar em arrumar aquela BR que entra em Prudentópolis, aquilo sim é motivo de discussão, é uma vergonha para nós que vamos passear, saímos de tão longe e chegamos lá com aquele estado de rodovia. Vergonha!!!
ResponderExcluir