quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pitanga ganha Universidade


A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou hoje, terça-feira (16), a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 câmpus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. Um dos institutos federais foi destinado para o município de Pitanga.
Até 2012, serão implementados 20 câmpus universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinaram termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, que todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.
Institutos federais
Prefeitos de 120 municípios assinaram também hoje o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014. As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2).
A essas 120 unidades de educação profissional se somam 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional.
Expectativa
O município de Pitanga estava na expectativa da liberação do IFPR. O prefeito Altair José Zampier participou da solenidade em Brasília e assinou o termo de compromisso para ceder o terreno para o IFPR. Até o fechamento desta matéria o prefeito não foi localizado, pois estava participando de reuniões técnicas sobre o projeto do IFPR.
Em entrevista anterior, Zampier informou que a Prefeitura já disponibilizou várias áreas para implantação do Instituto. “Nossa parte está feita. Realizamos o projeto técnico, cumprimos todas as etapas e definimos as áreas que eles podem escolher entre várias opções. Com a oficialização da vinda do IFPR vencemos mais uma etapa para o desenvolvimento regional”, enfatizou o prefeito.
No Paraná
No Paraná os institutos federais serão construídos nos seguintes municípios:
- Pitanga;
- Colombo;
- Capanema;
- Jaguariaíva;
- Pinhais;
- União da Vitória.
                                                                                                                   
Texto: Rede Sul de Noticias – Foto: Rede Sul de Noticias
Programa Cidade Noticias (12:00 as 13:00 hrs)  - Radio Cidade Fm – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.