By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO CULTURA – Imagem: Divulgação
O plenário da Câmara de Vereadores de Guarapuava será palco nesta
quinta-feira, 18 de fevereiro, a partir das 9h, de uma audiência pública
para debater o novo modelo de pedágio proposto pelo Governo Federal
para as rodovias paranaenses. Inicialmente programada para ser realizada
no Sindicato Rural, a reunião teve alteração de local comunicada nesta
segunda-feira, 15, pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da
Assembleia Legislativa do Paraná, que organiza o evento.Continua depois da publicidade
A Frente Parlamentar avalia os atuais contratos e a nova proposta de
pedágios e, para isso, promove encontros com lideranças regionais e do
setor produtivo, Prefeitos e Vereadores.
“É muito importante essa participação da sociedade civil paranaense.
Estamos recebendo sugestões, reclamações e críticas que serão levadas ao
Governo Federal e ao Estado”, afirma o deputado Arilson Chiorato (PT),
coordenador do colegiado.
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) explica que as audiências vêm
mostrando que o modelo proposto pelo Governo Federal precisa de
diversos ajustes para garantir tarifas mais baixas e obras. “Os usuários
e os moradores têm se manifestado majoritariamente contra esse modelo
que traz a cobrança de taxa de outorga, limita a competitividade entre
os participantes e impõe um degrau tarifário de 40 % para as pistas
duplicadas”, disse.
Atendendo às regras sanitárias de prevenção à Covid-19, a capacidade
física de público será reduzida a 50%, comportando no total até 100
pessoas. No entanto, será oportunizada a participação através do
aplicativo Zoom e a audiência será transmitida através do canal da
Câmara no youtube e das redes sociais da Assembleia Legislativa do
Paraná.
Continua depois da publicidade
Pela proposta do Governo Federal, as regiões de Guarapuava e
Francisco Beltrão estarão nos cerca de 660 quilômetros do lote 6. O lote
abrange as rodovias BR-163, BR-277, BR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e
PR-483 e estão previstas nove praças de pedágio, sendo três novas
(Ampere, Lindoeste e Pato Branco).
Os atuais contratos de concessão dos 2.500 quilômetros do Anel de
Integração se encerram em novembro e as novas licitações estão previstas
para este ano. Ao todo, o Ministério da Infraestrutura planeja conceder
3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais divididos em seis
lotes com 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente.
CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.