quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Governo adia a voltas às aulas presenciais em escolas públicas do Paraná

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RIC MAIS Imagem: Divulgação
O governo estadual adiou a volta às aulas nas escolas públicas estaduais do Paraná para o dia 1º de março. O novo cronograma foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (9).
Conforme a Seed, apesar da prorrogação para que o modelo híbrido – escalonado entre aulas presenciais e online – inicie, o ano letivo começará no dia 18 de fevereiro conforme o previsto. No entanto, as aulas serão apenas remotas.  
Continua depois da publicidade
Cronograma
Segundo o cronograma da volta às aulas, as escolas estarão abertas a partir do dia 18 de fevereiro para treinar os profissionais de educação sobre as medidas de prevenção da covid-19 e também sobre os conteúdos pedagógicos. Veja o cronograma completo:
  • 18/02 – Início revisão conteúdo (EAD)
  • 18/02 a 28/02 – Capacitação professores e funcionários
  • 20/02 e 27/02 – Recepção pais e responsáveis para tirar dúvidas e explicar medidas de prevenção a covid-19
  • 24 a 26/02 – Recepção de Alunos para treinamento de protocolos de saúde ou sobre aulas a distância (EAD)
  • 01/03 – Retorno Híbrido com aulas presenciais e online
Retorno escalonado
O retorno às atividades presenciais na Rede Pública de Ensino, estadual e municipal, seguirá de acordo com o que cada instituição de ensino oferece, ocorrendo de forma escalonada, por faixa etária, iniciando-se pelas turmas com crianças até 10 anos de idade. Após uma semana, as demais turmas do ensino fundamental e, depois de duas semanas do início das atividades presenciais, os alunos do ensino médio. 
Continua depois da publicidade
Polêmica
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) é contra a volta às aulas até que todos os trabalhadores da área sejam imunizados contra o novo coronavírus. 
Na terça-feira (2), o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR) expediu uma recomendação ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, e à secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila, para que seja reavaliada a decisão de retomada das aulas presenciais neste mês de fevereiro, tanto na rede pública, quanto na rede privada. O pedido foi justificado pelo risco de contágio de alunos e profissionais. 
Em caso de opção pela manutenção, o MPT/PR recomendou uma série de medidas administrativas para garantir a proteção à saúde dos profissionais de educação, enquanto durar a pandemia de covid-19.
Ensino privado
Enquanto os alunos de escolas estaduais e municipais aguardam a volta às aulas no Paraná, os estudantes das instituições de ensino privadas estão retornando desde o dia 1º fevereiro para as salas de aula.
Na segunda-feira (8), o governo paranaense liberou as escolas particulares da obrigação de realizar o retorno de forma escalonada. A medida possibilitou a volta de todos os níveis de ensino – infantil, fundamental e médio. 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.