terça-feira, 4 de agosto de 2020

VIDEOS - O que se sabe sobre a megaexplosão que lançou 'nuvem cogumelo' no céu de Beirute, no Líbano; veja

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BBC BRASIL Imagem: Divulgação

Uma forte explosão atingiu a região portuária da capital do Líbano, Beirute, nesta terça-feira (4/8). Vídeos e fotos correram o mundo mostrando uma enorme nuvem em formato de cogumelo sendo formada após a explosão. O que se viu depois foi um cenário de terror. Houve enorme destruição: vários incêndios, os prédios mais próximos colapsaram e diversos prédios mais longes tiveram as janelas quebradas com a força da explosão. 
Continua depois da publicidade
Segundo as autoridades libanesas, pelo menos 73 pessoas morreram e mais de 3 mil ficaram feridas na explosão.
As causas da explosão ainda não foram totalmente esclarecidas, mas a Agência Nacional de Notícias do Líbano relatou que ocorreu um incêndio em um depósito de explosivos no porto antes da explosão.
egundo o ministro do Interior do Líbano, Mohammed Fehmi, as explosões provavelmente foram causadas por materiais explosivos que eram armazenados no porto de Beirute. O chefe da segurança, Abbas Ibrahim, afirmou que ali existia um armazém contendo material altamente explosivo — nitrato de amônia — confiscado anos atrás, e que um incêndio levou à explosão do nitrato. Ao falar com jornalistas, ele disse que um inquérito vai ser instaurado.
O presidente do Líbano, Michel Aoun, fez uma publicação nas redes sociais após uma reunião de emergência dizendo que 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio foram guardados de forma insegura.
Relatos dão conta de que prédios balançaram e vidros quebraram a dezenas de metros do local — aparentemente diversos edifícios sofreram danos estruturais.
O ministro da saúde do Líbano, Hamad Hasan, falou que há muitos feridos e que o estrago causado pelo episódio foi extenso.
A Cruz Vermelha no Líbano disse que está recebendo milhares de chamadas em seu número de emergência e pediu para que apenas liguem para o número em casos graves.
Hospitais estão recebendo dezenas de pessoas atingidas pela explosão.
Continua depois da publicidade
Um médico do hospital St. Joseph, a menos de 2km da explosão, disse ao jornal britânico The Guardian que dezenas de pessoas que estavam sendo trazidas para serem tratadas não puderam ser atendidas porque o hospital tinha sido destruído.
"Estão trazendo pessoas, mas não podemos tratá-las. Estão deixando-as fora, na rua, porque o hospital está destruído, o Pronto Socorro foi destruído", disse ele.
Momento de tensão
A tragédia causou nova onda de choque e ansiedade no país, que já estava à beira de um colapso econômico. O país anda sofrendo cortes de energia e tem tido manifestações anti-governo nas ruas.
A pandemia também havia colocado o sistema de saúde sobre pressão, que aumentou ainda mais em Beirute com a chegada de milhares de feridos pela explosão nos hospitais da cidade.
Há tensão na fronteira com Israel, que semana passada anunciou que impediu uma tentativa do grupo político e paramilitar Hizbollah, sediado no Líbano, de se infiltrar em território israelense.
A explosão também lembrou muitos libaneses da bomba que matou o ex-primeiro ministro Rafik Hariri em 2005. A decisão no Julgamento dos quatro acusados desse caso é esperada para esta semana.
Vídeos
Assista AQUI o vídeo.

Assista AQUI o vídeo.

Assista AQUI o vídeo.

Assista AQUI o vídeo.

Assista AQUI o vídeo.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.