sábado, 20 de julho de 2019

Saiba como identificar a uveíte, problema grave que pode causar cegueira


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL EXTRA Imagem: Divulgação

Basta o olho ficar vermelho, que a suspeita recai logo sobre a conjuntivite. Mas, há outra inflamação comum nos olhos que, se não tratada adequadamente, pode causar cegueira irreversível: a uveíte. O problema afeta uma das estruturas da região ocular conhecida como úvea, que é formada por iris, corpo ciliar e coroide.
A uveíte pode ser causada por agentes infecciosos como bactérias, parasitas e vírus. Porém sua origem pode ser autoimune, provocada por doenças reumatológicas como a artrite reumatoide.
Continua depois da publicidade
— Quando uma pessoa que apresenta os sintomas da uveíte também se queixa de dores nas costas ou nas articulações no mesmo período deve procurar um reumatologista para investigar se a inflamação é causada por alguma doença reumatológica — orienta José Roberto Provenza, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia e professor titular de reumatologia da PUC de Campinas.
O diagnóstico da patologia é feito por meio de exame ocular completo, realizado pelo oftalmologista para confirmar os sintomas. Quando necessário, testes complementares de sangue e de imagem podem ser solicitados para definição da causa.
— O tratamento depende do tipo de uveíte. Caso se isole um agente infeccioso, trata-se com medicação específica, como antibióticos ou antivirais. Caso seja de origem autoimune, o uso de drogas com corticoides, imunossupressores ou imunomoduladores estão indicadas. Mais recentemente foi aprovada uma outra classe de medicação, as biológicas, também destinadas aos tratamento de uveítes — diz Maria Auxiliadora Frazão, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Conheça os sintomas
  • Vermelhidão: os olhos ficam muito avermelhados
  • Dor nos olhos: a inflamação pode provocar dores nos olhos
  • Fotofobia: o paciente apresenta grande sensibilidade à luz
  • Diminuição da acuidade visual: é possível que a pessoa perceba a diminuição da capacidade de seu olho de distinguir detalhes espaciais, como identificar o contorno e a forma dos objeto
  • "Moscas volantes": são pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. São percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha fixamente para uma parede vazia
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.