quinta-feira, 18 de julho de 2019

FATO OU FAKE? A Argentina lançou selos em homenagem ao ex-presidente Lula?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

É verdade que os Correios da Argentina lançaram selos com a imagem do ex-presidente Lula e com os dizeres “Lula Livre” estampados em homenagem ao político?
A notícia foi publicada em diversos sites e blogs no começo da segunda quinzena de julho de 2019, como podemos ver nesse site chamado Folha Diferenciada. De acordo com a publicação, a Argentina teria homenageado o petista – que está preso desde abril de 2018 – nos selos postais argentinos.
A imagem que acompanha a notícia mostra selos com os dizeres “Lula Libre” escritos sobre um desenho do ex-presidente brasileiro!
Continua depois da publicidade
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Apesar dessa história ganhar força nos compartilhamentos das redes sociais e de grupo do WhatsApp em julho de 2019, ela é um pouco mais antiga. Uma busca no Google e descobrimos que a imagem não é recente. Em julho de 2018, muitos sites publicaram esse mesmo assunto (dentre eles, o Nocaute, que serviu de fonte para diversos outros sites e blogs).
Para descobrir se os Correios da Argentina homenageou ou não o político preso, basta entrar no site oficial do Correo Argentino e buscar por selos comemorativos emitidos no ano de 2018. A entidade lançou apenas 3 selos comemorativos naquele ano.
Origem da imagem
Um detalhe no carimbo vermelho que está sobre os selos revela seu autor: o artista plástico argentino Samuel Montalvetti. No dia 06 de julho de 2018, Samuel publicou em seu blog a foto de um do cartões postais criados por ele e enviados para Ahmet Demir.
O artista explica em seu blog que o carimbo foi criado por ele mesmo justamente para deixar claro que aquilo é uma peça de arte.
Conclusão 
A Argentina não lançou nenhum selo em homenagem ao ex-presidente Lula. Essa é uma notícia falsa que surgiu em 2018 e voltou a se espalhar um ano depois!


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.