By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA – Imagem: Rádio Najua
A tenente segue a história de sua família, uma vez que seu pai José, já falecido, e seu tio Pedro, fizeram carreira no Corpo de Bombeiros de Irati, também seu irmão mais velho, o Major Spak, atua no batalhão em Ponta Grossa. Outro irmão, Emerson, chegou a iniciar carreira, mas desistiu para seguir magistratura. Carla ingressou nos bombeiros em 2005 com a 1ª turma de mulheres no Paraná, é casada há 9 anos com Sargento Sobol, da Polícia Militar (PM) e tem dois filhos.
Continua depois da publicidade
O fato de ser mulher em um ambiente em que o sexo masculino predomina, não a impediu de seguir em frente. “É um misto de alegria e satisfação por representar as mulheres no sentido de que tudo é possível se você acreditar e se dedicar. Digo às mulheres da região de Irati que nunca se subestimem, dizendo ‘eu não posso’, ‘eu não vou’, porque se vocês se dedicarem, conseguem alcançar seus sonhos”, frisou.
Unidade Independente
A luta para elevar a categoria para 10º Subgrupamento Independente é uma das metas. No fim do ano a governadora Cida Borguetti chegou a vir a Irati para anunciar a assinatura do decreto, o que mais tarde não se concretizou.
Ao mesmo tempo da passagem de comando houve a reinauguração do prédio administrativo anexo ao batalhão. A edificação histórica, serviu como sede da prefeitura e foi revitalizada antes de ser entregue. “Toda a parte administrativa do 3º Subgrupamento, que não é só de Irati, mas compreende os quartéis de Prudentópolis, União da Vitória e São Mateus do Sul, mais os Bombeiros Comunitários de General Carneiro, Rebouças, Imbituva e Mallet, será comandada daqui, ao lado do setor operacional. Toda a parte administrativa, o setor de vistoria e análise de projetos ficará aqui neste prédio”, comentou.
A perspectiva da da elevação ganha fôlego com a nova estrutura. “Então, com esta semente plantada, estamos pensando no futuro. O futuro está preparado. As oportunidades batem à porta, mas às vezes as pessoas não estão preparadas; então, nós estamos nos preparando para que quando a oportunidade bater à nossa porta, nós não a desperdicemos”, comentou.
Continua depois da publicidade
As solenidades foram acompanhadas
pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli, prefeito de Mallet, Moacir Alfredo
Szinvelski, de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuk, secretários e
vereadores de Irati e representantes do comando da capital.Promoção do Capitão Ramos
Spak assume o posto deixado pelo Capitão Jorge Augusto Ramos, que foi indicado pelo comando da PM do Paraná, ao qual o Corpo de Bombeiros é subordinado, ao posto de Major. Ele assumirá o cargo de Oficial de Ensino, Instrução e Planejamento no 1º Grupamento de Bombeiros da capital e deve se apresentar no próximo dia 22.
Ramos destacou a atuação da equipe que o acompanhou durante os três anos em que esteve no comando. "Os problemas foram pontuais e de menor intensidade.
O Corpo de Bombeiros demonstrou para a comunidade uma capacidade muito grande de articulação, de competência dos profissionais que tem e de trabalho finalístico, o que chega definitivamente na porta do cidadão”, pontuou e teceu elogios à atuação da Tenente, lembrando que na passagem de cargo em 2016 ela já estava preparada para assumir, porém, teve de adiar por motivo de gravidez. “Eu espero que ela me supere e faça um comando bom. Lá na frente, nós poderemos avaliar daqui a 03 ou cinco anos".
Fiscalização
Presente na solenidade, o tenente-coronel Gabriel Mocellin Júnior, comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, foi otimista. “Não tenhamos dúvida que Irati tem muito a ganhar com o comando da Tenente Spak”. Ele mencionou o fato de que a nova comandante já assume o posto com a prerrogativa de fiscalizar.
Desde 1º de janeiro de 2019 está em vigor a lei que confere ao Corpo de Bombeiros do Paraná, além da prestação de serviços, o poder de polícia administrativa, ampliando a atuação, conferindo poder fiscalizatório e imputando o dever de aplicar multas.
Contingenciamento de pessoal
O Coronel também relatou que está sendo criado um call center em Curitiba para concentrar os chamados de todo o estado. No novo formato, o número de bombeiros necessários para atender e direcionar os chamados passará de mil para 300, liberando cerca de 700 profissionais para atuar em outras áreas. Foi dado início a um processo de contingenciamento de pessoal para se adequar a nova realidade. "É o uso da tecnologia para suprir a falta de pessoal em decorrência de aposentadorias, muitas vezes antecipadas, devido ao cenário de incertezas em relação à reforma da previdência”, relatou.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.