sexta-feira, 3 de maio de 2019

MEC bloqueia R$ 48 milhões da Universidade Federal do Paraná


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: FOLHA DE LONDRINA Imagem: Divulgação

O MEC (Ministério da Educação) anunciou no último dia 30 o bloqueio de 30% de três universidades federais: UFF (Universidade Federal Fluminense), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UNB (Universidade de Brasília). Na ocasião, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o bloqueio foi devido à promoção de "balbúrdia" nos locais e também por questões de desempenho acadêmico. No entanto, em seguida foi anunciado que o bloqueio seria realizado de forma preventiva para todas as universidades e institutos federais. Uma delas é a UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Continua depois da publicidade

A UFPR informou nesta quinta-feira (2) que foi comunicada que teria R$ 48 milhões bloqueados e que isso vai impactar nas despesas ordinárias como consumo de água, energia, contratos de prestação de serviços, restaurantes universitários, entre outros. Em nota, a direção da universidade afirmou que "se essa medida não for revertida, as consequências serão graves para o desempenho das atividades da universidade no segundo semestre de 2019".
A UFPR reforça ainda que o investimento nas universidades federais "é importante para a soberania nacional, para a formação de excelência das futuras gerações, para o aumento da qualidade de vida da população e para o próprio desenvolvimento pleno da economia nacional, nas indústrias ou no agronegócio, por exemplo".
"Sendo a mais antiga universidade em funcionamento no país, a UFPR atende a uma comunidade com mais de 33 mil alunos, em 164 cursos de graduação e 89 programas de pós-graduação com 89 mestrados e 61 doutorados, além de 45 cursos de especialização e profunda inserção na nossa comunidade em 392 projetos e programas de extensão", apresenta a universidade em nota.
"Contamos com o diálogo com as instâncias competentes do governo federal para continuar atendendo à comunidade paranaense, como temos feito há mais de 106 anos, sem o perigo de interrupção das nossas atividades, o que acarretará prejuízos imensuráveis para os nossos estudantes e para a sociedade", conclui.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.