By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: GMAIS NOTICIAS – Imagem: Divulgação
Ao todo, são 11 eletropostos espalhados ao longo de toda BR-277, que cruza o Estado. Será a primeira vez que uma equipe da Copel percorrerá toda a eletrovia.
Os eletropostos já estão em funcionamento em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.
Continua depois da publicidade
O projeto é pioneiro no país. “Já existem alguns trechos de rodovia
com eletropostos no País, mas uma rede que atenda toda uma rodovia não. O
Paraná e a Copel saíram na frente novamente com a primeira e maior
eletrovia do Brasil”, disse o diretor da Copel Distribuição, Antonio
Guetter.No total, foram investidos R$ 5,5 milhões no projeto. “A descarbonização é uma tendência mundial e a Copel está à frente desse movimento com a implantação de uma eletrovia em uma rede robusta e preparada para comportar as demandas de mobilidade urbana que já estão em andamento”, afirma Guetter.
Cada eletroposto tem 50 kVA (kilovoltampere) de potência - o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo - e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil.
As estações são todas de carga rápida e gratuita: leva entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos.
Continua depois da publicidade
Esses
modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga. “Por ser um
projeto de pesquisa e desenvolvimento, os consumidores não terão custo
para abastecer na eletrovia da Copel”, diz Guetter.A eletrificação automotiva segue tendências da indústria automobilística internacional e atende ao Acordo de Paris, que exige novas soluções de geração e consumo de energia baseadas em fontes renováveis e tecnologia sustentável.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.