terça-feira, 11 de novembro de 2014

O novo presidente do TJ-PR já trabalhou em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fernando Castro (RPC TV) Imagem: Divulgação


O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos foi eleito nesta segunda-feira (3) presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ele venceu a disputa, em segundo turno, contra o desembargador Jorge Wagih Massad, por 68 votos a 45. Vasconcelos assumirá, para o biênio 2015/2016, o posto hoje ocupado por Guilherme Luiz Gomes. Serão votados ainda na sequência novos 1º Vice, 2º Vice, Corregedor-Geral, Corregedor, e o membro do Conselho da Magistratura da Corte paranaense.
O colégio eleitoral do TJ-PR é formado pelos 120 desembargadores. No primeiro turno, 113 deles votaram – 49 em Vasconcelos, 34 em Massad, e 30 em Luiz Carlos Gabardo. Vasconcelos já havia assumido interinamente o cargo em 2013, entre o afastamento do ex-presidente Clayton Camargo, e a eleição de Gomes – que ocorreu em outubro. À época, Vasconcelos era o 1º vice-presidente da Corte
Histórico
Paulo Roberto Vasconcelos ingressou na magistratura há 30 anos, tendo atuado em Guarapuava, Pitanga, Palmital, Prudentópolis, Clevelândia, Rebouças, Paranaguá, Guaratuba, Tomazina e Foz de Iguaçu. Passou a atuar em segundo grau em 1996, como juiz substituto, se tornou juiz do Tribunal de Alçada em 2002, e foi nomeado desembargador em 2005. Presidiu ainda a Associação dos Magistrados do Paraná entre 2006 e 2007.
Quando assumiu a presidência interina do TJ-PR, Vasconcelos foi responsável por cancelar uma licitação que seria feita pelo Judiciário para a reforma do prédio em que a Corte está instalada, no Centro Cívico, em Curitiba. A estimativa era de que a reforma custaria R$ 79 milhões aos cofres públicos.
Ao reassumir o posto de presidente do TJ-PR, Clayton Camargo anulou a decisão do presidente interino e manteve a concorrência. Posteriormente, Camargo renunciou ao cargo, e a licitação não teve prosseguimento. Em outubro de 2014, um novo edital para restauração do Palácio da Justiça foi lançado, com valor máximo de R$ 53,8 milhões.
Outros cargos
À eleição do presidente seguiram-se os escrutínios para os demais cargos. A primeira votação, que também foi decidida em segundo turno, levou o desembargador Renato Braga Bettega à 1ª Vice-Presidência. Juiz desde 1980, se tornou desembargador em 2007. Na sequência, Fernando Wolff Bodziak foi eleito para a 2ª Vice-Presidência - cargo que ele já ocupa interinamente desde agosto de 2014.
Eugênio Achille Grandinetti foi eleito Corregedor-Geral, e Robson Marques Cury foi eleito para a Corregedoria - cargo que ocupa interinamente desde outubro de 2014. Fábio Haick Dalla Vecchia, Abrahan Lincoln Merheb Calixto, Maria Aparecida Blanco de Lima e Mario Helton Jorge foram eleitos para o Conselho da Magistratura.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.