By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najua) reportagem Élio Kohut (Intervalo da Noticias) – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias)
Lançado em 2011, o Programa Pró-Rural tem a finalidade de ajudar pequenos e médios produtores rurais a adquirir sustentabilidade e deixar a situação de vulnerabilidade social. Nesta semana, membros de associações, funcionários do Instituto Emater, vereadores e a comunidade participaram de um encontro para discutir as ações do projeto do governo estadual, em Prudentópolis.
Melhorar as condições financeiras dos municípios e criar mecanismos que possam gerar renda para os agricultores associados. Essa é a ideia do Pró-Rural. Recentemente, o Território Centro-Sul do Paraná foi contemplada com duas patrulhas mecanizadas que serão utilizadas para adequação das estradas rurais, por meio do programa.
Em entrevista à equipe da Najuá, o vereador de Prudentópolis, professor Marcos (PT), enfatizou que o programa é desenvolvido em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Rural, membros dos sindicatos rural e dos trabalhadores, e do Instituto Emater, para identificar quais são os agricultores familiares que dependem de auxílio para agregarem valores e garantir um meio de subsistência.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Leonardo Bonetti, solicita que as associações rurais devem se mobilizar para legalizar sua situação e receber os recursos do governo estadual. Para ser contemplado é necessário cumprir alguns pré-requisitos: possuir a documentação em dia, ser reconhecido como uma associação de utilidade pública e ainda comprovar que a entidade foi criada há pelo menos dois anos.
Produzir transformar e vender
Segundo o representante da Emater, Divo Batista, um dos objetivos do programa é organizar as associações e promover o desenvolvimento sustentável das famílias. Ele comenta que 38 associações estão inscritas no Conselho de Desenvolvimento Rural de Prudentópolis. Divo enfatiza que os produtores rurais da região precisam produzir transformar e vender. “A região tem dificuldade e precisa da ajuda do Estado e dos municípios. A Emater faz parte dessa comissão e é o canal principal para esclarecer as dúvidas dos agricultores”, afirma.
União
De acordo com o articulador do programa Pró-Rural em Irati, Mauricio de Barros, a maior preocupação do governo estadual é unir os territórios e conselhos municipais. Para Mauricio, essa é a única forma de manter a sustentabilidade da agricultura familiar nos municípios com maior concentração de pessoas e que possuem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e os piores indicadores sociais.
O Pró-Rural também tem o intuito de promover a adequação de estradas, a regularização fundiária, abertura de novos negócios e contribui para fixação do homem no campo.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS
IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.