segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Sete direitos do paciente do SUS que talvez você desconheça



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TNH1 Imagem: Divulgação


Sempre alvo de críticas, o Sistema Único de Saúde (SUS) 'esconde' em sua legislação algumas garantias pouco conhecidas da maioria da população. 
Instituído em 1988, o SUS foi formatado para garantir o acesso universal à saúde a todos os brasileiros, e apesar das falhas que geram um atendimento muitas vezes precário, possui alguns direitos que muitos usuários não sabem que têm. Boa parte deles diz respeito aos chamados "direitos do paciente".  
Essas garantias vão desde o direito de consultar o próprio prontuário no momento que desejar, a saber a procedência do sangue e hemoderivados. Veja outros direitos que talvez você desconheça: 
- Receber todos os medicamentos necessários, mesmo quando o tratamento é em casa. Em muitos casos, a Justiça tem concedido o direito a remédios que não são fornecidos pelo SUS ou não estão previstos na lista de remédios especializados ou de alto custo.
- Ser acompanhado durante a realização de exames e consultas. Em sendo menor de 18 anos, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência, o acompanhante poderá ficar com o paciente durante toda a internação e receberá alimentação.
-  Consultar seu próprio prontuário médico no momento que desejar.
- Escolher o profissional que prestará o atendimento, desde que seja respeitada a capacidade da Unidade de Saúde.
- Conhecer a procedência do sangue e dos hemoderivados que venha a ser utilizado no tratamento: prazo de validade, exames efetuados e atestado de origem.
- Ser atendido nas mesmas condições de pacientes conveniados em hospitais públicos que também atendam usuários de planos de saúde.
- Consultar uma segunda opinião médica.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.