sábado, 2 de novembro de 2013

Após cirurgia, menino de Prudentópolis se recupera de obstrução do canal lacrimal



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

Parece estar perto do fim o sofrimento do menino Gabriel dos Passos, de apenas dois anos, que vem se tratando de uma doença que obstruiu o canal lacrimal e precisou recorrer a uma cirurgia. Recentemente, uma campanha – através de rifa e doações – arrecadou a quantia necessária para custear o procedimento, que foi feito de modo particular. Para fazer a cirurgia através do SUS, a criança teria, provavelmente, que aguardar na fila durante dois anos – prazo em que o problema poderia se agravar e comprometer a visão do garoto.
Normalmente, massagear o local de três a quatro vezes por dia já contribui para a desobstrução. Em casos de inflamação, também se fazem compressas quentes e administra anti-inflamatórios. Em casos mais complexos, somente a cirurgia resolve.
A mãe do menino, Nair dos Passos, conversou com o repórter Élio Kohut, e comentou a evolução do tratamento após a cirurgia. Segundo ela, o “caninho” que foi aplicado para desobstruir o canal lacrimal vem agindo do modo esperado. No entanto, para se certificar de que não será necessária uma nova cirurgia, o menino deverá passar por uma nova consulta ao fim deste mês. Nessa avaliação, o “caninho” que foi introduzido durante o procedimento cirúrgico também deverá ser removido. Nair se demonstra confiante de que a criança vem reagindo bem e não precisará passar por uma nova intervenção.
Em nome do filho Gabriel, ela agradeceu a todos os que colaboraram com a campanha para a arrecadação de fundos para custear a cirurgia. “Foi uma bênção, que deu para pagar a cirurgia. Eu estava muito preocupada de vê-lo assim, sofrendo”, comenta. O montante arrecadado cobriu as despesas dessa intervenção e de uma possível operação das amídalas, que ele terá de realizar posteriormente.
O que é?
A obstrução do canal lacrimal pode ser causada por inflamação ou mesmo ser um problema congênito (passa de mãe para filho). O lacrimejamento é constante e, geralmente, unilateral. Se a obstrução for contínua, pode haver inflamação ou infecção, pois a lágrima fica retida por muito tempo no canal, deixando o canto inferior do olho, perto do nariz, vermelho, inchado e dolorido. Em alguns casos, como no de Gabriel, forma-se uma secreção purulenta pelo orifício que expele as lágrimas.
O sorteio da rifa ocorreu no último dia 12 de outubro e teve os seguintes ganhadores:
Edredon: Miquelina Kutny
Batedeira: Daniele Santos
Liquidificador: Elizeu Junior Puretz
Confira a entrevista com a Nair dos Passos com repórter Élio Kohut:




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.