sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cracóvia Machulek de Prudentópolis é destaque em jornal de Londrina

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fabio Luporini (Jornal de Londrina) Imagem: Roberto Custódio (Jornal de Londrina)

A mistura do pernil ou do lombo suíno processados junto com temperos como alho, pimenta e sal, foi pensada para atender a comunidade ucraniana e polonesa de Prudentópolis, região central do Paraná. A espécie de salame diferente surgiu no fim da década de 1960 e início dos anos 1970, no açougue e casa de carnes Alvorada (Rua Padre João Josafat, 664, Prudentópolis. Fone: (42) 3446-1185), de Dionizio Opuchkevitch, um dos donos do estabelecimento, hoje tocado pela filha e pelo sobrinho. De “origem” ucraniana, o salame, entretanto, ganhou nome polonês: Cracóvia, em referência à cidade da Polônia.
“Os ucranianos sempre gostaram de salsicha e linguiça. Aí ele [Dionizio] estava fazendo [embutidos] e teve a ideia de fazer algo diferenciado. [No açougue] moeram a carne de porco numa peneira maior, embutiram e embalaram. E deram um nome polonês”, conta Luiz Alberto Opuchkevitch que, junto com a prima – a filha de Dionizio – toca o açougue e a granja de porcos. O quilo do Cracóvia sai por R$ 20,75 e, por enquanto, a casa de carnes só pode vender no município de Prudentópolis, por conta da licença municipal. De acordo com Luiz Alberto, estão sendo feitas adequações para expandir a venda do produto no Paraná todo, já a partir do ano que vem.
A Machulek (Distrito dos Patos Velhos, em Prudentópolis. Fone: (42) 3446-2311), uma fábrica de produtos artesanais, em Prudentópolis, também fabrica a Cracóvia e vende em outras regiões, inclusive em alguns supermercados de Londrina. “A Cracóvia não deixa de ser um salame, com pernil suíno defumado e sem gordura”, explica José Marcelo Kley, responsável pelas vendas da Machulek. “É uma comida típica dos poloneses e ucranianos de Prudentópolis. Tem muitas Cracóvias no Paraná e em Santa Catarina, mas foi inventada mesmo em Prudentópolis”, ressalta.

Antes de preparar o embutido, a fábrica escolhe os pernis, que serão desossados. “Aí seleciona a carne moída, que é temperada com sal, pimenta e alho.” Em seguida, explica José Marcelo, o produto é defumado. “Mas é na fumaça de lenha natural. Primeiro começa com carvão e depois vai com lenha.” Esse processo dura, em média, de oito a dez horas, antes de ser embalado.
Em Londrina a Machulek vende a Cracóvia em duas lojas do Super Muffato das avenidas Madre Leônia Milito (Fone: 3379-8400) e Duque de Caxias (3379-8000); no Viscardi da Rodovia Mábio Gonçalves Palhano (Fone: 3378-7910); no Rancho do Gaúcho (Rua Itália Furlatti Chouchino, 74, na Warta. Fone: 3398-4456); e no Rancho do Silvestre (Av. Harry Prochet, 305. Fone: 3329-7448).
Pedro Rocha, proprietário do Rancho do Silvestre, vende Cracóvia há aproximadamente oito anos. Segundo ele, que já visitou as fábricas da família Opuchkevitch e a Machulek, em Prudentópolis, os produtos são de qualidade. “Só existem essas duas marcas. A Cracóvia só é feita com pernil ou lombo. O resto é aproveitamento de carne de porco”, afirma. 




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.