By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS – Imagem: Divulgação
O vídeo tem cerca apenas um minuto de duração e começou a se espalhar através das redes sociais e de grupos do WhatsApp no começo da segunda quinzena de julho de 2019. Nele podemos ver um grupo de pessoas sendo cercado por policiais em barcos, sob muitos tiros e bombas e, em determinado momento, vários homens fardados cercam um veículo branco e prendem o motorista.
Continua depois da publicidade
De acordo com o texto que
acompanha as imagens, isso seria o resultado do trabalho do governo no
combate ao tráfico de drogas e de armas que estariam chegando pela baía
de Guanabara (RJ)!Será que o vídeo é real? Será que as filmagens foram gravadas no Rio de Janeiro?
Assista AQUI o vídeo.
Verdade ou mentira?
O vídeo que está sendo compartilhado como sendo o resultado de uma operação policial no Rio de Janeiro “pra acabar com a bandidagem” não é recente, não foi filmado no Brasil e não se trata de uma ação real!
A primeira coisa que chama a atenção no vídeo é a inscrição no barco que supostamente seria da Polícia brasileira. A inscrição “FURA” na frente da lancha não tem nenhuma relação com nenhuma das nossas polícias:
Na verdade, a palavra “FURA” é a sigla das Fuerzas Unidas de Rapida Acción (Forças Unidas de Ação Rápida, em português) um esquadrão de elite da polícia de Porto Rico.
Em uma publicação feita no dia 28 de abril de 2019 no Twitter, o perfil do Departamento de Segurança Pública de Porto Rico explicou que o vídeo (que havia sido filmado 3 dias antes) foi uma ação simulada no cais Panamericano para comemorar ao Dia Familiar da Guarda Costeira dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
No vídeo de melhor qualidade (e com maior duração), publicado no dia 26 de abril de 2019, podemos ver que os tiros e as bombas não são reais, além de ouvir aplausos no final da apresentação:Assista AQUI o vídeo.
Conclusão
O vídeo compartilhado como sendo do governo “acabando com a bandidagem” na baia de Guanabara é falso! Na verdade, trata-se de uma apresentação feita por um grupo especial de policiais em Porto Rico, no Caribe, em abril de 2019!
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.