sexta-feira, 8 de março de 2019

Grupo de Oração realiza 2ª Via Sacra na Serra da Esperança


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação

Depois de atrair mais de 400 fiéis em 2018, o Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora, da comunidade de Faxinal dos Limas, que pertence a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, resolveu repetir a experiência e promover a 2ª Via Sacra na Serra da Esperança. A comunidade vai percorrer os seis quilômetros da serra no dia 7 de abril, enquanto refletem as 14 estações que narram a trajetória de Jesus entre sua condenação à morte na cruz até a ser levado ao Santo Sepulcro. A 15ª Estação – a Ressurreição – será feita apenas na Páscoa.
Continua depois da publicidade


Segundo um dos organizadores, Romário Pelepek, a maior parte do trajeto da Via Sacra fica no Faxinal dos Limas, em Rio Azul. Três das 15 estações ficam no município de Inácio Martins. O trajeto, de seis quilômetros, é percorrido a pé, num exercício de fé e de penitência que o período quaresmal sugere. Mesmo assim, haverá o suporte de socorristas e de uma caminhonete, que seguirá o trajeto, para qualquer eventualidade.
No ano passado, a Via Sacra começava na Capela Imaculado Coração de Maria, no Faxinal dos Limas e ia até a Gruta Nossa Senhora Auxiliadora, no alto da serra.
Agora, o ponto de partida será a residência de Ambrósio Gulbinski, onde, em 2018, ficou a 1ª Estação.
Os organizadores planejam construir uma gruta também nesse ponto inicial da Via Sacra para servir de modelo para outras. O objetivo é fazer uma pequena gruta, similar, para demarcar o ponto de cada uma das Estações. Em 2018, já se buscava patrocinadores para essa finalidade. “Vamos fazer um modelo para que as pessoas possam apadrinhar as outras Estações”, diz Romário.
A partir das 6h da manhã, será servido um café da manhã, gratuito, na casa de Ambrósio, de onde parte a Via Sacra. Às 8h, começa a Via Sacra. A 1ª Estação fica no ponto de partida. A expectativa é de chegar ao final do percurso, na Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora, ao meio-dia.
Continua depois da publicidade

Antes de descer para o pé da serra, os participantes farão um almoço, aos mesmos moldes da primeira edição. Os organizadores pedem que cada um leve sua própria comida e sugerem pratos leves, ou salgados, de modo a tornar mais prático o transporte deles na subida da serra. Quem quiser, também pode levar carne para assar no alto da serra, pois serão disponibilizados alguns espetos da capela e serão montadas churrasqueiras no chão. Para beber, a sugestão é levar sucos e refrigerantes. Não será aceito o consumo de bebida alcoólica.
Outra recomendação dos organizadores é que os fiéis usem roupas e calçados confortáveis, preferencialmente bermuda e tênis, para a subida. Da mesma forma, sugerem levar bastante água para se hidratar ao longo do trajeto.
Para os moradores da área urbana de Rio Azul que pretendem participar da Via Sacra, a Prefeitura vai disponibilizar um ônibus, que vai partir da frente da Matriz Sagrado Coração de Jesus. O transporte é gratuito e deve partir às 7h da frente da Igreja Matriz. Quem preferir, pode ir em seu próprio carro até a 1ª Estação, no Faxinal dos Limas. Durante o percurso, atrás das pessoas que vão fazer o trajeto a pé, haverá cavaleiros, jipeiros e trilheiros (motociclistas) para dar o suporte que for necessário.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.