quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Adolescente que participou de ataque a colégio de Medianeira deixa centro de socioeducação


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: RPC


Um dos dois adolescentes responsáveis pelo ataque ao Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, no oeste do Paraná, no dia 28 de setembro de 2018, deixou o Centro de Socioeducação (Cense) em Cascavel no sábado (16).
Ele estava cumprindo medida socioeducativa por tentativa de homicídio e resistência à prisão. No dia do atentado, dois alunos ficaram feridos, um de 18 anos, e outro de 16.
Segundo o advogado Leandro Chibiaqui, o adolescente está em casa com os pais.
A liberdade assistida foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) atendendo a um pedido para a individualização da conduta dos dois, já que, de acordo com a defesa, a pena foi desproporcional se levada em conta a participação de cada um. Leia abaixo a nota da defesa na íntegra
Continua depois da publicidade
O outro adolescente, que fez os disparos e foi condenado ainda por porte ilegal de arma de fogo, deve continuar cumprindo medida socioeducativa no Cense de Cascavel por tempo indeterminado, conforme a sentença do juiz da Vara de Infância e Juventude, Hugo Michelini Júnior.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece, no entanto, que o prazo de internamento não pode ultrapassar três anos. Por isso, ele deve ser reavaliado a cada seis meses, podendo deixar o internamento antes do tempo limite.
Éder Facundo, pai de Bruno, um dos alunos feridos, reforçou o desejo que a família dos dois adolescentes possam retomar a vida da melhor maneira possível.
"Desejo o melhor de Deus para a família e que eles possam se sentir perdoados por nós e assim retomar suas vidas e sonhos, interrompidos a partir de 28/09/2018. Esperamos que a mesma sorte (bênção) venha sobre o outro menor que ainda permanece no Cense", destacou. 
O ataque
Segundo a polícia, um dos atiradores supostamente vinha sofrendo bullying havia pelo menos cinco anos.
Além do revólver e de explosivos apreendidos no momento do ataque, na casa do atirador a polícia apreendeu mais armas e explosivos.
Na mochila dos suspeitos, foi encontrada também uma carta com um pedido de desculpas e recortes com notícias de outros ataques no Brasil e nos Estados Unidos. 
Continua depois da publicidade
Defesa
Leia a nota da defesa na íntegra:
A defesa técnica constituída pelos genitores do adolescente P.Q.L, vem, em resposta à sociedade, consternada com os acontecimentos ocorridos nas dependências do COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE em data de 28 de setembro de 2018, informar e esclarecer que:
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em decisão recente (14/02) acatou por unanimidade de votos o pedido formulado por este defensor para que fosse concedida liberdade assistida ao adolescente P.Q.L, substituindo a medida socioeducativa de internação inicialmente imposta na sentença, por medidas socioeducativas diversas e menos gravosas.
Tal decisão fora tomada pelo TJ-PR durante o julgamento do Recurso de Apelação após sustentação oral realizada pela defesa, momento o qual fora individualizada a real participação dos 02 (dois) menores envolvidos, atribuindo, consequentemente, a responsabilidade de cada um deles diante do fatídico ocorrido.
Desta forma, fora determinada a liberação do adolescente P.Q.L para que retornasse ao convívio familiar, sob as seguintes condições:
- continuação do acompanhamento psicológico, o qual fora confiado a profissional MICHELLY MICHELS;
- frequentar o projeto social e educacional “Ser Agricultor”, coordenado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira/PR, onde são realizadas tarefas diárias em uma horta comunitária, no intuito de colaborar com a aprendizagem e formação do caráter dos jovens.
 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.