By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)
O presidente da Câmara, Júlio Makuch (PSD), disse duvidar que a obra será completamente paralisada. O governo estadual teria alegado problemas no orçamento para que a obra seja concluída. A empreiteira licitada ameaça não prosseguir a obra se os pagamentos não forem efetuados em dia.
“Tivemos um empenho, por parte do município, e mais um investimento de R$ 2 milhões na rodovia que liga a BR-277 até a comunidade de Tijuco, que agora se chama Expedicionário Estanislau Petez, e essa que liga a 277 a região Sul, Irati e outros municípios será feita. O problema é que sabemos que, a curto prazo, no final de ano, pela contenção de gastos, informado pelo próprio DER, que não vai ocorrer, mas que no ano que vem o término vai ocorrer, e que eles acharam por bem fazer a pintura para poder auxiliar aos motoristas ao menos em dia de chuva, na neblina e à noite”, argumenta.
O vereador defende a atitude do DER e diz que é uma questão de bom senso do órgão e que a pintura auxilia a observar a divisão das pistas e até mesmo a desviar dos buracos.
Da conversa que teve com a chefia do DER, o vereador recebeu o compromisso do departamento em trabalhar para a conclusão da obra, que já foi paralisada em outras oportunidades pela mesma razão: falta de recursos do Estado.
“O processo licitatório está vigente e a empresa está contratada, só que ela não a executa sem ocorram as medições e os pagamentos. Muitas vezes, tem empresas com potencial de equipamento e financeiro maior, que terminam a obra e ficam até seis meses esperando pelo pagamento. Dependendo do porte da empresa, ela não tem condição de bancar uma obra desse porte sem que ela possa executar a obra conforme for recebendo”, argumenta Makuch.
Posicionamento do Governador
Quando visitou Prudentópolis em agosto, durante a Festa do Feijão Preto, o governador Beto Richa não soube responder quando seria retomada a obra na PR-160, alegando que o Estado tem várias obras simultâneas nas estradas, incluindo 350 km de duplicação espalhados em todo o Paraná. Segundo ele, tais obras possuem cronograma para que sejam executadas por trecho, concluindo-se uma etapa, avança-se para a seguinte, sem interrupções.
Confira aqui o que governador Beto Richa falou sobre a PR-160
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