By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)
A professora Célia Maria Petriu Kruppa explica que a Olimpíada de Língua Portuguesa ocorre a cada dois anos e, assim que soube da abertura das inscrições, resolveu trabalhar com os alunos do 3º ano do Ensino Médio e inscrevê-los. De acordo com ela, os estudantes demonstraram maior interesse em participar da produção de textos assim que souberam da premiação que a Olimpíada oferece, como forma de incentivá-los.
A professora comenta, ainda, que os alunos participaram de oficinas para produção de textos e que a participação na Olimpíada vai além da premiação: é bom para cada um, pois exercita a expressão através da escrita, que é algo que vão usar a vida toda – e, em especial, nessa fase que eles estão, de concorrência em vestibulares e afins.
Na oficina, os alunos do Colégio Estadual Prefeito Antonio Witchemichen escreveram três textos de temáticas diferentes da exigida na Olimpíada, como uma forma de treiná-los para o concurso. A professora explica que a temática da Olimpíada é sempre a mesma “O lugar onde vivo”. O texto com a temática da Olimpíada foi o último a ser escrito pelos alunos. Antes de serem inscritos na Olimpíada, foram submetidos à correção da professora e, depois, reescritos pelos alunos. “Como já estava muito em cima da hora e não havia mais tempo hábil para escrever novamente, ficou em duas correções apenas”, explica Célia. Dentre esses, foi selecionado o texto do aluno Alisson Barabasz para representar o colégio.
O texto foi primeiramente inscrito na seletiva municipal, que venceu, para representar Prudentópolis, na fase estadual, na qual também foi classificado para a fase regional. Depois disso, vai concorrer nacionalmente.
A professora conta que, como o tema da Olimpíada é “O lugar onde vivo”, ela e os alunos buscaram um tema que fosse polêmico, interferisse no cotidiano e representasse o local, até que chegaram à conclusão de que deveriam falar a respeito da construção das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) no Rio dos Patos. Os textos dos alunos se dividiam entre opiniões favoráveis e contrárias.
Célia considerou o texto de Alisson o melhor entre todos porque o garoto teria conseguido expressar sua opinião, contrária à construção, de forma clara e objetiva. A opinião já ficou expressa no título: Riquezas Naturais Ameaçadas. “Além de ele se posicionar contra, ofereceu alternativas do que poderia ser feito para não se construir as usinas hidrelétricas no Rio dos Patos”, explica.
Segundo a professora, na fase regional, são selecionados os 500 melhores textos de cada gênero. O texto de Alisson está entre os 500 melhores artigos de opinião, entre os semifinalistas. A professora e o aluno vão até Brasília, onde passarão três dias. O aluno vai participar de uma oficina, com a oportunidade de aprimorar o texto, que será relido e submetido a uma nova análise para a seleção dos 38 finalistas de cada categoria. Além de Alisson, representando Prudentópolis, alguns outros estudantes também representam o Paraná nesta semifinal.
Alisson e sua professora viajam a Brasília no dia 17 de novembro, com despesas pagas pela organização da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e pelo Itaú Social. Tanto o colégio quanto a professora e o aluno ganham prêmios na Olimpíada. Já pela classificação regional, cada um ganhou medalha e um “vale-livraria”. Para a final, a professora não soube informar os prêmios com exatidão, mas são computadores e similares.
Célia considera que a classificação de um texto do interior do Paraná para uma final nacional é uma coisa grandiosa para o Colégio Estadual Prefeito Antonio Witchemichen. “Somos uma escola do interior, de médio porte, nossos alunos são filhos de agricultores, a maioria deles e eles não têm muito acesso a leitura e informação. A escola ainda é o principal meio de informação deles. Para nós, é uma alegria muito grande que ele represente não só a escola, como represente o Paraná, já que é considerado um dos melhores do estado”, elogia a professora.
Alisson diz que não imaginava que seu texto pudesse ser selecionado para a semifinal, pois inicialmente escreveu com o mero intuito de apresentá-lo à escola. Quando o texto foi selecionado na fase municipal, ele não esperava, igualmente, que pudesse ser classificado na fase regional e ele ficou bastante surpreso.
O aluno conta, ainda, que os alunos escreveram sobre diferentes temas que interferem no cotidiano local, como as PCHs, tema escolhido por ele, e as estradas rurais e as plantações de fumo. O texto de Alisson foi produzido com auxílio do colega Felipe Augusto Dierka.
Confira as entrevistas:
Alisson Barabasz
Ouça aqui a entrevista
Célia Maria
Petriu Kruppa
Ouça aqui a entrevista.
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