quinta-feira, 1 de maio de 2014

Agricultores de Ivaí apostam no morango

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Patrícia Biazetto (Diário dos Campos) Imagem: Divulgação

Pequenos produtores de Ivaí, na região dos Campos Gerais, estão apostando na produção de morangos. O incentivo veio por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que disponibiliza assistência técnica, auxílio na comercialização da fruta, além de implementos para a preparação de canteiros nas propriedades.
O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Maurício Borges Seixas, explica que o projeto começou a ser desenvolvido no ano passado e que, inicialmente, foram atendidas 16 produtores da agricultura familiar. A área cultivada de morango chegou a 1 mil metros quadrados, com aproximadamente 6 mil plantas por produtor.
O resultado da primeira safra transcorreu dentro do previsto, conforme Seixas. “A região demonstrou potencial produtivo, com produtividade média de 1,5 quilo por planta, sendo que em algumas propriedades chegou a 2 quilos por planta”, cita. Segundo ele, o clima subtropical ajudou nos bons resultados. “Os produtores tiveram resultado de agregação de valor de, no mínimo, R$ 1 mil por mês dentro de suas propriedades”, cita.
A comercialização da produção de morangos em Ivaí é adquirida quase na totalidade pela indústria Poupa Norte, que tem um entreposto de recebimento em Prudentópolis. “A produção atende principalmente a demanda industrial da Poupa Norte”, cita Seixas. Não há impedimentos, no entanto, que o produtor comercialize também a fruta para terceiros.

A boa notícia é que o projeto vai contemplar novas famílias de Ivaí neste ano. Agora já são 27 famílias atendidas e que vão trabalhar na produção de morangos como alternativa de renda na propriedade. A expectativa é que a produção chega a 150 toneladas, quase o dobro do total produzido na safra anterior, quando totalizou 80 toneladas.  Hoje, a maioria dos produtores cultivam culturas como a soja, milho, feijão, entre outras.
Características
Um dos diferencias da região de Ivaí para a produção de morangos, conforme cita o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está no clima. “O morango para se desenvolver bem precisa de calor e de frio, portanto a cultura se adapta bem na nossa região”, diz. Segundo ele, é possível utilizar a mesma muda de morango por dois anos. Além disso, ele comenta que o morango tem valor agregado bom, pois é uma fruta de fácil cultivo e comercialização. “Apesar das características regionais, o apoio técnico ao produtor é fundamental. Eles estão abertos a adotar novas tecnologias, mas precisam ser assistidos”, frisa.
Colheita
O plantio de morango começa a ser feito em maio, mas a colheita inicia em agosto e se estende até janeiro. “São quase seis meses de colheita. Em algumas propriedades os produtores optam por contratar mão de obra temporária para auxiliar na retirada da fruta do pé”, cita Seixas.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.