quarta-feira, 28 de maio de 2014

Igreja da Ponte Nova comemora 49 anos de fundação



Festividade deu abertura à preparação para o jubileu de ouro da capela erguida em honra à Nossa Senhora de Hoshiv, em Prudentópolis
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A igreja atual
Nem mesmo a constante chuva de domingo (25) foi suficiente para impedir a comunidade de Ponte Nova, em Prudentópolis, de manifestar sua fé e celebrar solenemente os 49 anos da Igreja da Ponte Nova, que tem como padroeira Nossa Senhora de Hoshiv. A comunidade de descendentes de ucranianos deu início, com a festividade, à preparação para a comemoração do jubileu de ouro da capela no ano que vem, quando completa 50 anos de existência. “Será nosso jubileu de ouro, os 50 anos no ano que vem. Devemos preparar uma festa maior que a desse ano. Essa festa de hoje é um preparativo para o cinquentenário, no ano que vem”, comenta o presidente da igreja, Almir Painki.

Em 25 de dezembro de 1964, um grupo de pessoas estava reunido na casa de Miguel Painko após entoarem as canções de natal (Koliady), uma das tradições dos ucranianos católicos. Nessa reunião, surgiu a ideia de construir uma capela. Em 1965, foi formada uma nova comissão e no dia 30 de maio daquele mesmo ano foi realizada a primeira festa. Sete anos depois, em 1972, foi erguida a segunda capela, em terreno doado por Alexandre Pastuch. Algum tempo mais tarde, foi adquirido um terreno ao lado a fim de ampliar a igreja. A terceira capela, em alvenaria, foi construída entre os anos de 1991 e 1994.

Painki manifestou sua alegria com a presença da comunidade, apesar da intensa chuva que caía no domingo (25) e agradeceu a presença e o apoio de todos. Aproveitou ainda para agradecer ao coral Imaculada Conceição, da Vila Iguaçu, que prontamente aceitou o convite para cantar na missa solene.
O padre Dionísio Bobalo, que celebrou a missa festiva em comemoração aos 49 anos da capela, disse que a celebração de domingo serve de preparação para o jubileu de ouro, que será comemorado daqui a um ano. “Hoje foi como uma abertura. A partir de agora vamos fazendo os preparativos para que daqui a um ano nós nos organizemos melhor ainda do que na celebração ou na festividade de hoje”, reforçou.
A 1ª igreja na comunidade de Ponte Nova
A catequista do Instituto Coração de Jesus, Veronica Tebinka, que coordena o coral Imaculada Conceição, da Vila Iguaçu parabenizou a comunidade pelos 49 anos de existência e se sentiu honrada pelo convite para cantar na divina liturgia e participar da festa homenageando a comunidade. “Acredito que é uma graça, uma bênção de Deus fazermos parte. É muito importante esse intercâmbio das comunidades, quando se unem para fazer a oração, se unem para festejar. São momentos muito bons para a nossa vida e para a comunidade também”, comentou.
O coral possui em torno de 50 integrantes e ensaia todas as terças sob direção do diácono Cristiano Silva. “Todos os participantes são membros da nossa comunidade e cada um dá o melhor de si, e tem muito orgulho de pertencer ao coral. Quando recebemos o convite, nos sentimos honrados de sair e abrilhantar as divinas liturgias, participando, celebrando, rezando junto pela nossa comunidade e também pela comunidade onde nós estamos presentes”, disse a coordenadora.
A 2ª igreja em 1973
Veronica também falou a respeito da expectativa que a comunidade ucraniana de Prudentópolis vivencia, pois em breve será promovida de paróquia a eparquia. “É uma bênção de Deus. Nos sentimos também honrados com a sede da Eparquia, recebendo Dom Meron [Mazur] na comunidade de Vila Iguaçu”, disse. Dom Meron Mazur toma posse como eparca em Prudentópolis em celebração solene no dia 13 de julho. Assim, a comunidade ucraniana de Prudentópolis terá uma catedral.
“A comunidade de Vila Iguaçu está muito feliz com esse resultado, onde nossa igreja cresce a cada instante e nós teremos um eparca na nossa igreja. Isso é muito importante para a nossa comunidade ucraniana, não só de Vila Iguaçu, mas para todos que farão parte, outras igrejas, outras paróquias, outras comunidades”, ressaltou.
Quem também prestigiou o evento foi o deputado federal Leopoldo Meyer (PSB). “Uma alegria estar aqui novamente em Prudentópolis e agora na comunidade da Ponte Nova, comemorando seu aniversário. Vemos que apesar de ser um dia com muita chuva, as pessoas vieram participar de uma festa, bastante empolgados. E eu estou feliz em estar em Prudentópolis novamente. Tenho procurado colocar meu trabalho como deputado federal à disposição das pessoas de Prudentópolis e do município de Prudentópolis, contribuindo para que mais recursos venham para o município”, afirmou.
















Confira as entrevistas
Almir Painki/Presidente

Padre Dionisio Bobalo
 

Dep Leopoldo Meyer

Veronica Tebinka - Coral
 


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.