terça-feira, 27 de maio de 2014

UTFPR inaugura novo campus em Guarapuava



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) inaugurou na sexta (23) o prédio que abriga a sede própria do campus de Guarapuava. Desde sua criação, há cerca de quatro anos, a instituição funcionava em espaço cedido pela Unicentro.
A UTFPR reúne, em Guarapuava, 400 alunos distribuídos em quatro diferentes cursos. O governo federal já investiu R$ 28 milhões na obra que possui 7 mil m² concluídos. Outros dois novos blocos, totalizando 5 mil m² de área construída, também estão em execução.
Servidores protestamOs 82 servidores do campus da UTFPR em Guarapuava aproveitaram a ocasião da presença de políticos do governo federal para promover um “apitaço” através das janelas do campus. Em dado momento, conseguiram entrar no local onde ocorria a cerimônia de inauguração, gritando palavras de ordem.
Os manifestantes cobraram o cumprimento de uma pauta de reivindicações, que segundo eles teria sido já entregue ao reitor da UTFPR e à presidente Dilma Rousseff, que inclui: abertura de negociação com a reitoria e com o governo federal; implantação de data-base; abertura de concurso público para contratação de mais servidores; reposição para aposentados e valorização do funcionalismo. 
Autoridades comemoram avanços obtidos na universidade
O prefeito municipal de Guarapuava, César Silvestri Filho (PPS), considera que a vinda da UTFPR a Guarapuava é uma das maiores conquistas dos últimos anos. “Um processo construído a muitas mãos ao longo dos últimos anos. Uma universidade que agrega o ensino tecnológico, público, gratuito e da melhor qualidade. Uma instituição que certamente vai marcar a história do município por muito e muito tempo”, afirma.
Para Silvestri Filho, o campus da UTFPR auxilia o desenvolvimento de Guarapuava ao servir como elemento facilitador para a atração de novos investimentos. “Acima de tudo, qualificando os nossos jovens e dando oportunidades para o povo de Guarapuava estudar numa grande instituição, aqui mesmo no município, numa universidade federal”, ressaltou.
Segundo o diretor geral do campus da UTFPR em Guarapuava, João Paulo Aires, a inauguração do novo campus vem a coroar o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos quatro anos. “E isso soma esforços de toda a comunidade guarapuavana nessa vitória do ensino superior, que hoje nós estamos comemorando”, enfatizou.
Sobre a obtenção do conceito 4 pelo MEC – que vai numa escala de 1 a 5 – para o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, o diretor do campus comentou que é um grande destaque para Guarapuava e em especial para o campus. É o primeiro curso da UTFPR em Guarapuava a conquistar essa conceituação do MEC. “Esse conceito nos dá a garantia de que o trabalho está sendo muito bem feito há longos anos e só premia o esforço coletivo das pessoas que se dedicam todos os dias aqui em Guarapuava”, complementou.
O doador do terreno onde foi edificado o novo campus, Odacir Antonelli, manifestou seu contentamento pelo gesto realizado em prol da educação superior. “O que conta é o contexto da operação e o mérito não é de quem doa o terreno, mas de quem fez as coisas acontecerem. Minha família, juntamente comigo, se sente honrada em ter participado desse processo e dado essa pequena contribuição para que isso auxiliasse nessa grande obra”, considerou.
O secretário geral do MEC, Paulo Speller, destacou a política traçada desde o governo Lula, em 2003, a fim de promover a expansão e a interiorização das universidades federais. “A exemplo da Tecnológica, que se cria em 2005, durante o governo Lula, e que vem sofrendo, positivamente, uma grande expansão no estado. Hoje temos aqui um exemplo claro disso. Guarapuava é um exemplo claro desse processo de expansão e de interiorização. E o que é mais importante: com qualidade, que é uma marca da Universidade Tecnológica Federal do Paraná”, afirmou.
Speller comentou também a possibilidade de implantação de novos cursos no campus de Guarapuava, dando continuidade ao processo de expansão do ensino superior das instituições federais. “Nós continuamos o processo de expansão e este campus, inclusive, receberá novos cursos, novos investimentos, já tem obras em andamento. Assim como os demais campi. Temos outro campus em Santa Helena, que deve ser inaugurado em novembro, e assim temos outros exemplos no estado e no país inteiro”, ressaltou.
Para a senadora do PT e pré-candidata ao governo do estado, Gleisi Hoffmann, a inauguração do novo campus da UTFPR em Guarapuava representa um avanço muito grande não só ao município como para o Paraná. Ela apontou uma conversa anterior que teve com a vice-prefeita de Guarapuava, Eva Schran (PHS), em que ela comentava que a região do entorno do novo campus teria mudado substancialmente a partir de sua construção.
“Agora esse ano, com ele em funcionamento, não tenha dúvidas de que vamos ter um avanço muito maior, não só na formação das pessoas, na capacitação, na instrução dos nossos alunos e, portanto, tendo pessoas mais qualificadas para atuar na economia do estado, mas também para o entorno de onde a universidade está sendo construída, foi construída e vai ser ampliada e para as cidades vizinhas. Não tenho dúvidas de que esse é um dos grandes investimentos que o setor público pode e deve fazer”, enfatizou.
Gleisi indicou que foi feito um investimento inicial, pelo governo federal, de mais de R$ 4,5 milhões na estruturação do campus e que ainda está prevista sua ampliação. “Agora são 12 campi que nós temos da UTFPR no estado e vamos chegar a 14. Isso muda radicalmente a situação do estado em termos de formação, capacitação, instrução da nossa população”, argumentou.
Confira mais fotos e as entrevistas:

João Paulo Aires - Diretor

Paulo Speller - Sec. Geral do Mec

Odacir Antonelli - Doador
 

Cesar Silvestri Filho - Prefeito
 

Gleisi Hoffmann
 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.